23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”
25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.
Jesus revela que é Senhor do sábado, pois é o próprio Deus, e que a caridade não pode ser sufocada pelos legalismos. Ele não despreza a Lei nem sua observância, mas deixa claro que o maior mandamento, o do amor, está acima da nossa mesquinhez, da mania de colocar obstáculos para outras pessoas. Os fariseus importaram-se mais com o repouso do sábado do que com a fome dos discípulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário