segunda-feira, 9 de abril de 2018

Catequese diária #521

9 de abril de 2018.

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 1,26-38)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
SOLENIDADE DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR
(Neste ano, a solenidade foi movida do dia 25 de março para 9 de abril, pois naquele dia celebramos o Domingo de Ramos e, em seguida, tivemos a Semana Santa e a Oitava de Páscoa)

Santo do dia: Santa Cacilda

Deus continua hoje a procurar corações como o de Maria, dispostos a confiar completamente n’Ele.

O Senhor chama cada um de nós à santidade, até você.

"Ó poderosa, ó eficaz, ó augustíssima palavra! Com um fiat criou Deus a luz, o céu, a terra, mas com este fiat de Maria um Deus se tornou homem como nós". - São Tomás Vilanova

"Pois não é certo que, na anunciação de Nazaré, se encontra o início da resposta definitiva pela qual o próprio Deus vai ao encontro das inquietações do coração humano? Não se trata aqui apenas de palavras de Deus reveladas pelos profetas; no momento desta resposta, o Verbo faz-Se realmente carne (Jo 1,14)."
(São João Paulo II)

"Procuremos aprender também seu exemplo de obediência a Deus, nessa delicada combinação de escravidão e fidalguia. Em Maria não há nada que lembre a atitude das virgens néscias, que obedecem, mas estouvadamente. Nossa Senhora ouve com atenção o que Deus quer, pondera o que não entende, pergunta o que não sabe. Depois entrega-se por completo ao cumprimento da vontade divina: Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra . Vemos a maravilha? Santa Maria, mestre de toda a nossa conduta, ensina-nos agora que a obediência a Deus não é servilismo, não subjuga a consciência; pelo contrário, move-nos interiormente a descobrir a liberdade dos filhos de Deus."
(São Josemaría Escrivá)


O Papa lançou hoje a exortação apostólica "Gaudete et Exsultate", sobre a chamada à santidade no mundo atual:


Nenhum comentário:

Postar um comentário