domingo, 18 de agosto de 2019

Catequese diária #992

18 de agosto de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 1,39-56)

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


By Titian - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=159518

Em 1950, o Papa Pio XII proclamou o dogma da Assunção de Nossa Senhora. Ela foi elevada ao Céu em corpo e alma; por não ter sido manchada com o pecado, não poderia sofrer a corrupção da carne. 
Alegremo-nos, porque nossa Mãe nos espera no Paraíso e intercede por nós. Ela, que já realizou tantas aparições advertindo os seres humanos a respeito da conversão e da salvação eterna, não deixará de nos socorrer. Precisamos atender ao seu pedido: fazer o que seu Divino Filho nos disser (Jo 2,5).

Santo do dia: Santa Helena.


By Vasily Sazonov - http://lj.rossia.org/users/john_petrov/594655.html, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1370971

Santo Alberto Hurtado Cruchaga.


Por Biblioteca del Congreso Nacional de Chile, CC BY-SA 3.0 cl, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42477959

Beata Paula Montaldi.

Beato Reinaldo de Concorezzo.


"Quantas vezes, ao invés, vivemos buscando coisas de pouco valor: preconceitos, rancores, rivalidades, invejas, ilusões, bens materiais supérfluos... Quantas mesquinhezes na vida! Maria hoje convida a elevar o olhar para as ‘grandes coisas’ que o Senhor realizou Nela. Também em nós, em cada um de nós, o Senhor faz tantas grandes coisas. É preciso reconhecê-las e exultar."
(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-08/papa-francisco-angelus-assuncao-maria-ceu-pequenezas.html

"A paz terrena, nascida do amor do próximo, é imagem e efeito da paz de Cristo, que vem do Pai. Pois o próprio Filho encarnado, Príncipe da Paz, reconciliou com Deus, pela cruz, todos os homens; restabelecendo a unidade de todos num só povo e num só corpo, extinguiu o ódio e, exaltado na ressurreição, derramou nos corações o Espírito de amor."
(Constituição pastoral Gaudium et spes)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Uma realidade, uma esperança é certa: Deus espera por nós, aguarda-nos, não caminhamos no vazio, somos aguardados. Deus espera-nos e, indo para o outro mundo, encontramos a bondade da Mãe, encontramos os nossos, encontramos o Amor eterno. Deus aguarda-nos: esta é a nossa grande alegria e a grandiosa esperança que nasce precisamente desta festa. Maria visita-nos, é a alegria da nossa vida, e a alegria é esperança."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120815_assunzione.html

"A festa da Assunção de Nossa Senhora propõe-nos a realidade desta feliz esperança. Somos ainda peregrinos, mas a nossa Mãe precedeu-nos e indica-nos já o termo do caminho: repete-nos que é possível lá chegar, e que lá chegaremos, se formos fiéis. Pois a Santíssima Virgem não é apenas nosso exemplo: é auxílio dos cristãos. E ante a nossa súplica - Monstra te esse Matrem, mostra que és Mãe -, não sabe nem quer negar-se a cuidar de seus filhos com solicitude maternal."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/a-assuncao-de-nossa-senhora-3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário