quarta-feira, 30 de junho de 2021

Catequese diária - 30/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 8,28-34)

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.

30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.

32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

Santo do dia: Santos protomártires de Roma.


São Bertrano.

O Papa na intenção de oração de julho: sejamos arquitetos do diálogo e da amizade

"A amizade social" é o tema da videomensagem do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de julho, divulgada nesta quarta-feira (30/06).


"Se nos esforçarmos por tê-lo sempre conosco como companheiro de viagem, em troca, Ele dar-nos-á a pátria; melhor ainda: Ele mesmo será a nossa pátria, desde que agora seja o nosso caminho. Assim, é bom para mim, Senhor, estar na aflição, desde que Tu estejas comigo; é melhor que reinar sem Ti, que alegrar-me sem Ti, que estar sem Ti na glória. É melhor para mim agarrar-me a Ti na angústia, ter-Te comigo no crisol, que estar sem Ti, ainda que seja no Céu."
(São Bernardo)


"Devemos estar muito atentos ao decurso dos nossos pensamentos. Se o princípio, o meio e o fim são inteiramente bons, inclinando em tudo ao bem, isso é um sinal da presença do bom anjo. Mas, se o decurso dos pensamentos acaba  em alguma coisa má, distrativa ou menos boa que aquela que a alma se propusera fazer, se a enfraquece, se a inquieta, se a perturba, tirando-lhe a paz, a tranquilidade e a quietude que tinha, isso é um claro sinal de que procede do mau espírito, inimigo do nosso proveito e salvação eterna [...]. Naqueles que progridem de bem em melhor, o anjo bom toca-lhes a alma leve e suavemente, como gota de água que penetra numa esponja; e o mau anjo toca agudamente, com ruído e agitação."
(Santo Inácio de Loyola)


"O mal provém de uma origem subordinada. Deus, a sua luz, é mais forte. É por isso que o mal pode ser ultrapassado e que a criatura, o homem, pode ser curado. […] Tanto assim é que, em última análise, vemos que o homem não só pode ser curado mas efetivamente o é. Deus introduziu a cura. Ele entrou pessoalmente na história. À origem permanente do mal, Ele opôs a origem do bem puro."
(Papa Bento XVI)


"A luta entre o bem e o mal por vezes parece demasiado abstrata: a verdadeira luta é a primeira entre Deus e a serpente antiga, entre Jesus e o diabo."
"Trava-se esta luta dentro de nós: todos estamos em luta, talvez sem o sabermos, mas estamos em luta."
(Papa Francisco)


"Temos de fomentar em nossas almas um verdadeiro horror ao pecado. Senhor - repete-o de coração contrito -, que eu não Te ofenda mais! Mas não te assustes ao notares o lastro do pobre corpo e das humanas paixões: seria tolo e ingenuamente pueril que descobrisses agora que 'isso' existe. A tua miséria não é obstáculo, mas acicate para que te unas mais a Deus, para que O procures com constância, porque Ele nos purifica."
(São Josemaría Escrivá)

terça-feira, 29 de junho de 2021

Catequese diária - 29/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 8,23-27)

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.

25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

Santo do dia: São Pedro e São Paulo.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Setenta anos atrás, o Papa Bento XVI foi ordenado sacerdote. Ao senhor, Bento, querido pai e irmão, vai o nosso afeto, a nossa gratidão e a nossa proximidade. Obrigado por seu testemunho crível. Obrigado por seu olhar continuamente dirigido ao horizonte de Deus.


By Rvin88 - Own work, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4983219

Pedro e Paulo não acreditavam em palavras, mas nos atos. Pedro não falou de missão, era pescador de homens; Paulo não escreveu livros eruditos, mas cartas vivas, enquanto viajava e testemunhava.

No centro da história de Pedro e Paulo, não está a própria destreza, mas o encontro com Cristo que lhes mudou a vida. Fizeram a experiência de um amor que os curou e libertou e, por isso, se tornaram apóstolos e ministros de libertação para os outros.

Peçamos ao Senhor, por intercessão dos #SantosPedroePaulo, que nos ajude a abrir-nos à sua graça, para poder ver, julgar e agir a partir da verdade e da liberdade que nascem do encontro com Cristo.

"O gesto solene de acalmar o mar tempestuoso é claramente um sinal do senhorio de Cristo sobre os poderes negativos e leva a pensar na sua divindade: 'Quem é Este – interrogaram-se admirados e cheios de terror os discípulos – a Quem até o vento e o mar obedecem?' (Mc 4, 41)."
(Papa Bento XVI)


"Enche-te de fé, de segurança! - Assim o diz o Senhor por boca de Jeremias: 'Orabitis me, et ego exaudiam vos' - sempre que recorrerdes a Mim - sempre que fizerdes oração! -, Eu vos escutarei."
(São Josemaría Escrivá)


"Quanto à maneira de travar, de acordo com as circunstâncias, esta guerra que está em nós, ouve e faz o seguinte: junta a oração à vigilância sóbria, porque a vigilância purifica a oração e a oração purifica a vigilância. A vigilância sóbria, que não cessa de velar, detecta aqueles que entram, e atrasa um momento a sua entrada; depois, pede socorro ao Senhor Jesus Cristo, para que Ele expulse os inimigos. A atenção impede-os de entrar, opondo-se a eles; e Jesus, quando invocado, expulsa os demônios e os seus fantasmas."
(Filoteu do Sinai)

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Catequese diária - 28/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 8,18-22)

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.

20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

Santo do dia: Santo Ireneu de Lyon.


Reflexão Patrística – “Eva e Maria” (Santo Ireneu de Lião, +202):


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Se formos dóceis ao amor, o Espírito Santo, que é o amor criativo de Deus e que traz harmonia às diversidades, abrirá os caminhos para uma fraternidade renovada.

"Não ponhas o coração em nada de caduco: imita a Cristo, que se fez pobre por nós e não tinha onde reclinar a cabeça.
- Pede-Lhe que te conceda, no meio do mundo, um efetivo desprendimento, sem atenuantes."
(São Josemaría Escrivá)


"Essas exigências podem parecer duras demais, – disse o Papa – mas na realidade exprimem a novidade e a prioridade absoluta do Reino de Deus que se faz presente na Pessoa mesma de Jesus Cristo. Em última análise, trata-se daquela radicalidade que é devido ao Amor de Deus, ao qual Jesus mesmo por primeiro obedece. Quem renuncia a tudo, até mesmo a si mesmo, para seguir Jesus, entra em uma nova dimensão da liberdade, que São Paulo define 'caminhar segundo o Espírito' (cf. Gal 5,16)."
(Papa Bento XVI)


"O cristão é um itinerante. A Igreja está por sua natureza em movimento, não permanece sedentária nem tranquila no próprio recinto. Está aberta aos horizontes mais vastos, enviada — a Igreja é enviada! — para levar o Evangelho pelas estradas e alcançar as periferias humanas e existenciais. 
(...)
 A urgência de comunicar o Evangelho, que rompe a cadeia da morte e inaugura a vida eterna, não admite atrasos, mas requer prontidão e disponibilidade."
(Papa Francisco)


"Quem faz progressos no conhecimento das coisas de Deus e adquire alguma experiência nesse domínio sabe-o bem: chegada a uma conclusão, a uma compreensão dos mistérios espirituais, a alma descansa como sob uma tenda; e, quando avança e descobre outras regiões [...], dobra a tenda de qualquer maneira, acampa mais acima e aí estabelece, por momentos, a morada do seu espírito. [...] E assim, sempre 'lançada para diante' (Fil 3,13), avança como os nómadas com as suas tendas. A alma incendiada pelo fogo do conhecimento de Deus nunca dá tempo a si própria para repousar; pelo contrário, vai avançando constantemente do bem para o melhor, e do melhor para o mais alto."
(Orígenes)

domingo, 27 de junho de 2021

Catequese diária - 27/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Forma longa: Mc 5,21-43 — Forma breve: Mc 5,21-24.35b-43)

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” 24Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia.

25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença.

30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?”

31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’”

32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade.

34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. 35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo:  “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João.

38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO


Santo do dia: São Cirilo de Alexandria.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Irmã, irmão, deixe que Jesus olhe e cure seu coração. E se você já experimentou Seu terno olhar sobre você, imite-o, faça como Ele. Leve uma caricia aos feridos no coração, que encontramos todos os dias. #EvangelhoDoDia (Mc 5,21-43)

" É preciso acreditar que Ele tudo pode realizar com uma simples ordem, que envia a sua força sem a transportar, que anula a morte com uma palavra, sem mexer um dedo, que dá a vida se assim o decidir, sem recorrer à medicina.
(...)
Ao chegar à casa e ao ver as pessoas chorar a menina como se tivesse morrido, Cristo quer trazer à fé aqueles corações incrédulos. Sabendo que eles pensavam ser muito mais fácil fazer sair uma pessoa do sono do que fazê-la ressuscitar de entre os mortos, Cristo declara que a menina estava adormecida e não morta.
A verdade é que, para Deus, a morte é um sono. Porque Deus faz um morto regressar à vida em menos tempo que o que levamos a acordar do sono alguém que dorme."
(São Pedro Crisólogo)


"São dois episódios nos quais estão presentes dois níveis de leitura; um puramente físico: Jesus inclina-se sobre o sofrimento humano e cura o corpo; e outro espiritual: Jesus veio para curar o coração do homem, para dar a salvação e pede a fé n’Ele."
(Papa Bento XVI)


sábado, 26 de junho de 2021

Catequese diária - 26/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 8,5-17)

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.

10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.

13Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. 14Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.

Santo do dia: São Josemaría Escrivá.


Por Oficina de Información de la Prelatura del Opus Dei en España - https://www.flickr.com/photos/opus-dei/6990010951/in/album-72157629242365993/, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=57694306

Santos João e Paulo.


By Didier Descouens - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=64466367

São Pelágio de Córdova.

São José Maria Robles Hurtado.


De http://www.sanjosemariaroblesh.org/biografia.htm, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3696230

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A caridade é o coração pulsante do cristão: tal como não se pode viver sem pulsação, assim também não se pode ser cristão sem caridade.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A caridade, vivida seguindo as pegadas de Cristo na atenção e compaixão por cada pessoa, é a mais alta expressão da nossa fé e da nossa esperança.

"'A oração' é a humildade do homem que reconhece a sua profunda miséria e a grandeza de Deus, a quem se dirige e adora, de maneira que tudo espera dEle e nada de si mesmo. 'A fé' é a humildade da razão, que renuncia ao seu próprio critério e se prostra diante dos juízos e da autoridade da Igreja. 'A obediência' é a humildade da vontade, que se sujeita ao querer alheio, por Deus. 'A castidade' é a humildade da carne, que se submete ao espírito. 'A mortificação' é a humildade de todas as paixões, imoladas ao Senhor. - A humildade é a verdade no caminho da luta ascética."
(São Josemaría Escrivá)


"Tomou sobre si mesmo as dores dos que sofrem. Fez suas as nossas humildes doenças. Sofreu e tribulou por nossa causa: isto em conformidade com o seu grande amor pela humanidade."
(Eusébio de Cesareia)


"Dialogar com Deus é uma graça: não somos dignos dela, não temos o direito de a reivindicar, 'coxeamos' com cada palavra e pensamento... Mas Jesus é a porta que nos abre para este diálogo com Deus."
(Papa Francisco)


quinta-feira, 24 de junho de 2021

Catequese diária - 24/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 1,57-66.80)

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.

61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA


By Charles Baude - Katholieke Illustratie 1894, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=74283031

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje celebramos a Solenidade da Natividade de #SãoJoãoBatista. Imitemos o humilde testemunho daquele que indicou o Cordeiro de Deus.

"A meu ver, o mistério de João continua a realizar-se no mundo. Quem está destinado a crer em Cristo Jesus necessita que o espírito e a força de João entrem na sua alma para 'proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições' (Lc 1,17) e para que, nas asperezas do seu coração, toda a ravina seja preenchida, todo o monte e colina sejam abatidos. Não foi apenas naquele tempo que os caminhos foram aplainados e as veredas endireitadas (Lc 3,5); ainda hoje o espírito e a força de João precedem o advento do Senhor, nosso Salvador. Oh sublimidade do mistério do Senhor e do seu desígnio sobre o mundo!"
(Orígenes)


"Procuras tomar já as tuas resoluções de propósitos sinceros? Pede ao Senhor que te ajude a contrariar-te por seu amor; a pôr em tudo, com naturalidade, o aroma purificador da mortificação; a gastar-te no seu serviço, sem espetáculo, silenciosamente, como se consome a lamparina que tremeluz junto do Tabernáculo."
(São Josemaría Escrivá)

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Catequese diária - 23/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 7,15-20)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

Santo do dia: São José Cafasso.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O caminho indicado por São Paulo na Carta aos Gálatas é o caminho da confiança dócil e obediente, na certeza de que o Espírito Santo age em cada época da Igreja. #AudiênciaGeral

"Se fores fiel aos impulsos da graça, darás bons frutos: frutos duradouros para a glória de Deus.
- Ser santo implica ser eficaz, mesmo que o santo não toque nem veja a eficácia."
(São Josemaría Escrivá)


"Quem professa a fé não peca; e quem possui a caridade não odeia. Assim como as árvores se conhecem pelos seus frutos, assim também quem professa ser de Cristo conhece-se pelas suas obras. Porque a obra que nos é pedida hoje não é simplesmente professar a fé, mas praticá-la até ao fim.
Vale mais calar e ser, que falar sem ser. É bom ensinar, quando se faz o que se diz."
(Santo Inácio de Antioquia)


"Escutar, na comunicação com o outro, é a capacidade do coração que torna possível a proximidade, sem a qual não existe um verdadeiro encontro espiritual. Escutar ajuda-nos a individuar o gesto e a palavra oportunos que nos desinstalam da cômoda condição de espetadores. Só a partir desta escuta respeitosa e compassiva se podem encontrar os caminhos para um crescimento genuíno, pode despertar o desejo do ideal cristão, o anseio de corresponder plenamente ao amor de Deus e o anelo de desenvolver o melhor de quanto Deus semeou na nossa própria vida."
(Papa Francisco)


"Mesmo com as suas contradições, angústias e dramas, e talvez precisamente para eles, hoje a humanidade procura um caminho de renovação, de salvação, procura um Salvador e aguarda, por vezes inconscientemente, o advento do Salvador que renova o mundo e a nossa vida, o advento de Cristo, o único verdadeiro Redentor do homem e do homem todo. Sem dúvida, falsos profetas continuam a propor uma salvação a 'baixo preço', que termina sempre por gerar violentas desilusões."
(Papa Bento XVI)

terça-feira, 22 de junho de 2021

Catequese diária - 22/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 7,6.12-14)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

Santo do dia: São Thomas More.


São João Fisher.


São Paulino de Nola.


Por Tiroler Glasmalerei - Obra do próprio, 2010-11, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26408253

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Mesmo quando tudo parece escuro, como nestes meses de pandemia, o Senhor continua a enviar anjos para consolar a nossa solidão repetindo-nos: «Eu estou contigo todos os dias». #IamWithYouAlways 
@laityfamilylife

Mensagem do Santo Padre para o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, 25 de julho de 2021:


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Jesus propõe uma primeira regra de ouro ao alcance de todos: "Assim como desejais que os outros¬ vos tratem, tratai-os do mesmo modo" (Lc 6, 31); e ajuda-nos a descobrir o que é mais importante: amar-nos e ajudar-nos. 

"A passagem para a vida eterna está aberta a todos, mas é 'estreita' porque é exigente, requer compromisso, abnegação, mortificação do próprio egoísmo."
(Papa Bento XVI)


"Fazei tudo por Amor. - Assim não há coisas pequenas: tudo é grande. - A perseverança nas pequenas coisas, por Amor, é heroísmo."
(São Josemaría Escrivá)

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Catequese diária - 21/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 7,1-5)

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.

3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Santo do dia: São Luís Gonzaga.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Cristo vive e quer que cada um de vós viva. Ele é a verdadeira beleza e juventude deste mundo. Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida.

"Sabes bem desculpar e colorir as tuas ações, mas não queres atender às desculpas dos outros.
Seria mais justo que te acusasses e desculpasses o teu irmão.
Se queres ser suportado, suporta tu os outros."
(Imitação de Cristo)


"E nós sabemos que a justiça de Deus é misericordia. Mas é preciso dizê-lo: 'A Ti convém a justiça; a nós, a vergonha'. E quando se encontra a justiça de Deus com a nossa vergonha, ali está o perdão.
(...)
É uma grande graça, a vergonha. Assim recordamos: a atitude em relação ao próximo, recordar que com a medida com a qual julgo serei julgado. E se digo algo sobre o outro, que seja generosamente, com muita misericórdia."
(Papa Francisco)


"Se és tão miserável, como estranhas que os outros tenham misérias?"
(São Josemaría Escrivá)

domingo, 20 de junho de 2021

Catequese diária - 20/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 4,35-41)

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!”

36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele.

37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”

39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”

41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

Santo do dia: São João de Matera.


Beatas Teresa, Mafalda e Sancha.


Beata Margarida Ball.


By psyberartist - cross1, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25818949

Beata Margarida Ebner.


By Martin Tyroff - Stadtarchiv Nürnberg E 17/II Nr. 640 Stadtarchiv Nürnberg, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=98267240

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Quantas vezes deixamos o Senhor em um canto, no fundo do barco da vida, para despertá-lo apenas no momento da necessidade! Peçamos hoje a graça de uma fé que não se cansa de buscar o Senhor, de bater na porta de Seu Coração #EvangelhodeHoje (Mc 4,35-41)

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Abramos nossos corações aos refugiados, façamos nossas as suas tristezas, as suas alegrias; aprendamos com sua corajosa resiliência! Assim, todos juntos, faremos crescer uma comunidade mais humana, uma só grande família. #WorldRefugeeDay

"Ó bem-aventurados, ó verdadeiros discípulos de Deus, tendes convosco o Senhor, vosso Salvador, e estais com medo? A Vida está convosco e a vossa morte preocupa-vos? Tirais o Criador do sono, como se Ele não pudesse, mesmo a dormir, acalmar as ondas, fazer cessar a tempestade?
(...)
Eu dar-vos-ei a força necessária para os perigos e as provas, incluindo a saída da alma do corpo. [...] Se precisais da minha força para tudo suportardes com fé, como homens, quanto mais para não cairdes nas tentações desta vida!"
(Homilia grega antiga)


"A sua fé ainda não é sólida, mas está a formar-se; é um misto de medo e de confiança; o abandono confiante de Jesus ao Pai é, ao contrário, total e puro. Por isso, por este poder do amor, Ele pode adormecer durante a tempestade, completamente seguro nos braços de Deus."
(Papa Bento XVI)


"Se tiveres presença de Deus, por cima da tempestade que ensurdece, brilhará sempre o sol no teu olhar; e, por baixo das ondas tumultuosas e devastadoras, reinarão na tua alma a calma e a serenidade."
(São Josemaría Escrivá)


sábado, 19 de junho de 2021

Catequese diária - 19/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 6,24-34)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?

27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?

31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.

Santo do dia: São Romualdo de Ravena.


By Rijksmuseum - http://hdl.handle.net/10934/RM0001.COLLECT.165238, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=84987661

Santa Juliana Falconieri.


Beata Helena Aiello.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus sabe que a única maneira de nos salvar, de nos curar por dentro, é amar-nos. Sabe que só melhoramos acolhendo o seu amor incansável, que não muda, mas muda-nos a nós.

"De fato, a fé na Providência não dispensa da luta cansativa por uma vida digna, mas livre da fadiga pelos objetos e do receio do futuro. (...) É precisamente a relação com Deus Pai que dá sentido a toda a vida de Cristo, às suas palavras, aos seus gestos de salvação, até à sua paixão, morte e ressurreição. Jesus demonstrou-nos o que significa viver com os pés bem firmes no chão, atentos às situações concretas do próximo, e ao mesmo tempo tendo sempre o coração no Céu, imerso na misericórdia de Deus."
(Papa Bento XVI)


"Foi com esse amor sem começo que Ele nos criou e é com esse mesmo amor que zela por nós, nunca permitindo que sejamos feridos a ponto de perdermos a nossa beatitude. Por isso, quando, no Juízo Final, todos subirmos ao Céu, veremos claramente em Deus os segredos que agora nos estão ocultos. E ninguém se sentirá tentado a dizer: 'Senhor, que pena que as coisas não tenham corrido doutra maneira'; mas diremos todos a uma só voz: 'Bendito sejas, Senhor, pois tudo foi para bem, tudo se realizou segundo a ordem que definiras antes do começo do mundo'."
(Juliana de Norwich)


"Quando alguém centra a sua felicidade exclusivamente nas coisas daqui de baixo - tenho testemunhado verdadeiras tragédias -, perverte o seu uso racional e destrói a ordem sabiamente estabelecida pelo Criador. O coração fica triste e insatisfeito; penetra por caminhos de um eterno descontentamento e acaba escravizado já aqui na terra, convertendo-se em vítima desses mesmos bens que talvez tenha conseguido à custa de esforços e renúncias sem número. Mas, sobretudo, recomendo-vos que não esqueçais nunca que Deus não tem cabida, não habita num coração enlodado num amor sem ordem, tosco, vão."
(São Josemaría Escrivá)


"Se quereis agir a toda a hora como senhores de vós mesmos, aconselho-vos a pôr um empenho muito grande em estar desprendidos de tudo, sem medo, sem temores nem receios. Depois, ao atenderdes e ao cumprirdes as obrigações pessoais, familiares..., empregai os meios terrenos honestos com retidão, pensando no serviço a Deus, à Igreja, aos vossos, à vossa tarefa profissional, ao vosso país, à humanidade inteira."
(São Josemaría Escrivá)


sexta-feira, 18 de junho de 2021

Catequese diária - 18/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 6,19-23)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

Santo do dia: São Gregório Barbarigo.


Beata Hosana de Mântua.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Por baixo das nossas qualidades e defeitos, mais forte do que as feridas e fracassos do passado, os temores e ansiedades face ao futuro, está esta verdade: somos filhos amados.

"Faz tudo desinteressadamente, por puro Amor, como se não houvesse prêmio nem castigo. - Mas fomenta em teu coração a gloriosa esperança do Céu."
(São Josemaría Escrivá)


"Se o teu coração fosse reto, toda a criatura seria para ti um espelho de vida e um livro cheio de instruções santas.
Não há criatura tão pequena e tão desprezível que não apresente qualquer imagem da bondade de Deus.
Se tivesses em ti suficiente inocência e pureza, verias tudo sem obstáculos. Um coração puro penetra o céu e o inferno.
Cada um julga as coisas por fora de acordo com o que é por dentro.
Se há alguma alegria neste mundo, é o coração puro que a possui."
(Imitação de Cristo)


"Esta é a luta de todos os dias: como gerenciar bem as riquezas da terra para que sejam orientadas ao céu e se tornem riquezas do Céu."
"Onde está o seu tesouro? Nas riquezas ou na administração, neste serviço pelo bem comum?"
(Papa Francisco)


quinta-feira, 17 de junho de 2021

Catequese diária - 17/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 6,7-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7”Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

Santo do dia: São Rainério (Ranieri) de Pisa.


Beato Pedro Gambacorta.

Beato Pedro José Cassant.


"Doem-te as faltas de caridade do próximo para contigo. Quanto não hão de doer a Deus as tuas faltas de caridade - de Amor - para com Ele?"
(São Josemaría Escrivá)


"A oração não é prerrogativa de frades: é incumbência de cristãos, de homens e mulheres do mundo, que se sabem filhos de Deus."
(São Josemaría Escrivá)


"Que bonito seria, Senhor, se estivesse nas minhas mãos o cumprir-se ou não a vossa vontade! Dou-Vos agora a minha livremente, ainda que em tempo de não se ver livre de interesse, pois já tenho provas e grande experiência do lucro que há em deixar livremente a minha vontade na vossa. Oh amigas! que grande lucro há nisto, ou que grande perda se não cumprimos o que dizemos ao Senhor quando Lhe dizemos isto no pai-nosso."
(Santa Teresa de Ávila)


"Mas, devemos pensar: ninguém pode chamá-lo 'Pai' sem a inspiração do Espírito Santo. Mas quantas vezes existem pessoas que dizem 'Pai Nosso', mas não sabem o que dizem. Porque sim, é o Pai, mas tu sentes que quando dizes 'Pai' ele é o Pai, o teu Pai, o Pai da humanidade, o Pai de Jesus Cristo? Tu tens uma relação com este Pai? 'Ah, não... não havia pensado'. Quando nós rezamos o Pai Nosso, nos ligamos com o Pai que nos ama , mas é o Espírito que faz esta ligação, este sentimento de ser filhos de Deus."
(Papa Francisco)


quarta-feira, 16 de junho de 2021

Catequese diária - 16/6/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Santo do dia: Santa Julita e São Ciro.


Por Marbregal - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5769335

Beato Donizetti Tavares de Lima.

Beata Maria Teresa (Ana Maria Catarina Scherer).


By Andreas Faessler - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35648357

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nossas orações acontecem e se completam quando intercedemos pelos outros e cuidamos de suas preocupações e necessidades. A #oração não nos separa e não nos isola de ninguém, porque é amor por todos. #AudiênciaGeral

"A justiça que se expõe aos olhos dos homens não pode esperar do Pai um salário divino: quis ser vista e foi vista; quis agradar aos homens e agradou-lhes. Já tem o salário que pretendia; não terá a recompensa que não quis ter."
(São Pedro Crisólogo)


"Motivos para a penitência? Desagravo, reparação, petição, ação de graças; meio para progredir...; por ti, por mim, pelos outros, pela tua família, pelo teu país, pela Igreja... E mil motivos mais."
(São Josemaría Escrivá)


"Quando se realiza algo de bom, quase instintivamente nasce em nós o desejo de ser estimados e admirados por esta boa ação, para obter uma satisfação. Jesus nos convida a realizar estas obras sem ostentação alguma e a confiar unicamente na recompensa do Pai 'que vê no segredo' (Mt 6,4.6.18)."
(Papa Francisco)