domingo, 20 de junho de 2021

Catequese diária - 20/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 4,35-41)

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!”

36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele.

37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”

39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”

41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

Santo do dia: São João de Matera.


Beatas Teresa, Mafalda e Sancha.


Beata Margarida Ball.


By psyberartist - cross1, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25818949

Beata Margarida Ebner.


By Martin Tyroff - Stadtarchiv Nürnberg E 17/II Nr. 640 Stadtarchiv Nürnberg, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=98267240

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Quantas vezes deixamos o Senhor em um canto, no fundo do barco da vida, para despertá-lo apenas no momento da necessidade! Peçamos hoje a graça de uma fé que não se cansa de buscar o Senhor, de bater na porta de Seu Coração #EvangelhodeHoje (Mc 4,35-41)

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Abramos nossos corações aos refugiados, façamos nossas as suas tristezas, as suas alegrias; aprendamos com sua corajosa resiliência! Assim, todos juntos, faremos crescer uma comunidade mais humana, uma só grande família. #WorldRefugeeDay

"Ó bem-aventurados, ó verdadeiros discípulos de Deus, tendes convosco o Senhor, vosso Salvador, e estais com medo? A Vida está convosco e a vossa morte preocupa-vos? Tirais o Criador do sono, como se Ele não pudesse, mesmo a dormir, acalmar as ondas, fazer cessar a tempestade?
(...)
Eu dar-vos-ei a força necessária para os perigos e as provas, incluindo a saída da alma do corpo. [...] Se precisais da minha força para tudo suportardes com fé, como homens, quanto mais para não cairdes nas tentações desta vida!"
(Homilia grega antiga)


"A sua fé ainda não é sólida, mas está a formar-se; é um misto de medo e de confiança; o abandono confiante de Jesus ao Pai é, ao contrário, total e puro. Por isso, por este poder do amor, Ele pode adormecer durante a tempestade, completamente seguro nos braços de Deus."
(Papa Bento XVI)


"Se tiveres presença de Deus, por cima da tempestade que ensurdece, brilhará sempre o sol no teu olhar; e, por baixo das ondas tumultuosas e devastadoras, reinarão na tua alma a calma e a serenidade."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário