quinta-feira, 24 de junho de 2021

Catequese diária - 24/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 1,57-66.80)

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.

61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA


By Charles Baude - Katholieke Illustratie 1894, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=74283031

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje celebramos a Solenidade da Natividade de #SãoJoãoBatista. Imitemos o humilde testemunho daquele que indicou o Cordeiro de Deus.

"A meu ver, o mistério de João continua a realizar-se no mundo. Quem está destinado a crer em Cristo Jesus necessita que o espírito e a força de João entrem na sua alma para 'proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições' (Lc 1,17) e para que, nas asperezas do seu coração, toda a ravina seja preenchida, todo o monte e colina sejam abatidos. Não foi apenas naquele tempo que os caminhos foram aplainados e as veredas endireitadas (Lc 3,5); ainda hoje o espírito e a força de João precedem o advento do Senhor, nosso Salvador. Oh sublimidade do mistério do Senhor e do seu desígnio sobre o mundo!"
(Orígenes)


"Procuras tomar já as tuas resoluções de propósitos sinceros? Pede ao Senhor que te ajude a contrariar-te por seu amor; a pôr em tudo, com naturalidade, o aroma purificador da mortificação; a gastar-te no seu serviço, sem espetáculo, silenciosamente, como se consome a lamparina que tremeluz junto do Tabernáculo."
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário