Evangelho (Mt 8,5-17)
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.
10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.
13Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. 14Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.
Santo do dia: São Josemaría Escrivá.
Por Oficina de Información de la Prelatura del Opus Dei en España - https://www.flickr.com/photos/opus-dei/6990010951/in/album-72157629242365993/, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=57694306
Santos João e Paulo.
By Didier Descouens - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=64466367
São Pelágio de Córdova.
São José Maria Robles Hurtado.
De http://www.sanjosemariaroblesh.org/biografia.htm, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3696230
Papa Francisco
@Pontifex_pt
A caridade é o coração pulsante do cristão: tal como não se pode viver sem pulsação, assim também não se pode ser cristão sem caridade.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
A caridade, vivida seguindo as pegadas de Cristo na atenção e compaixão por cada pessoa, é a mais alta expressão da nossa fé e da nossa esperança.
"'A oração' é a humildade do homem que reconhece a sua profunda miséria e a grandeza de Deus, a quem se dirige e adora, de maneira que tudo espera dEle e nada de si mesmo. 'A fé' é a humildade da razão, que renuncia ao seu próprio critério e se prostra diante dos juízos e da autoridade da Igreja. 'A obediência' é a humildade da vontade, que se sujeita ao querer alheio, por Deus. 'A castidade' é a humildade da carne, que se submete ao espírito. 'A mortificação' é a humildade de todas as paixões, imoladas ao Senhor. - A humildade é a verdade no caminho da luta ascética."
(São Josemaría Escrivá)
"Tomou sobre si mesmo as dores dos que sofrem. Fez suas as nossas humildes doenças. Sofreu e tribulou por nossa causa: isto em conformidade com o seu grande amor pela humanidade."
(Eusébio de Cesareia)
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2012/documents/hf_ben-xvi_aud_20120627.html
"Dialogar com Deus é uma graça: não somos dignos dela, não temos o direito de a reivindicar, 'coxeamos' com cada palavra e pensamento... Mas Jesus é a porta que nos abre para este diálogo com Deus."
(Papa Francisco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário