Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.
Evangelho (Mt 5,13-16)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13"Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.
Santo do dia: São Medardo.
By Père Igor - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=71024092
São Guilherme de York.
São Jacques Berthieu.
Por Unidentified photographer - Obra do próprio, Grentidez, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18428215
Santa Maria Teresa Chiramel Mankidiyan.
By Augustus Binu, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=84794152
Beato João Batista Machado.
Beato Nicolau de Gesturi.
Beata Maria do Divino Coração (Maria Droste zu Vischering).
Por Unknown author - Ancient prayer prayer-card of Blessed Mary of the Divine Heart placed in the public domain by her Shrine in Ermesinde., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35362490
Papa Francisco
@Pontifex_pt
As nossas Eucaristias transformam o mundo, na medida em que nós mesmos nos deixamos transformar tornando-nos pão partido para os outros.
"'Deo omnis gloria'. - Para Deus toda a glória. - É uma confissão categórica do nosso nada. Ele, Jesus, é tudo. Nós, sem Ele, nada valemos: nada.
A nossa vanglória seria isso precisamente: glória vã. Seria um roubo sacrílego. O 'eu' não deve aparecer em parte nenhuma."
(São Josemaría Escrivá)
"A sabedoria resume em si os efeitos benéficos do sal e da luz: com efeito, os discípulos do Senhor são chamados a dar novo 'sabor' ao mundo e a preservá-lo da corrupção, com a sabedoria de Deus, que resplandece plenamente no rosto do Filho, porque Ele é a 'verdadeira luz que a todos ilumina' (Jo 1, 9). Unidos a Ele, os cristãos podem difundir no meio das trevas da indiferença e do egoísmo a luz do amor de Deus, autêntica sabedoria que confere significado à existência e ao agir dos homens."
(Papa Bento XVI)
"Todos os filhos da Igreja tenham consciência viva das suas responsabilidades para com o mundo, fomentem em si um espírito verdadeiramente católico, e ponham as suas forças ao serviço da obra da evangelização. Saibam todos, porém, que o primeiro e mais irrecusável contributo para a difusão da fé é viver profundamente a vida cristã. Pois o seu fervor no serviço de Deus e a sua caridade para com os outros é que hão de trazer a toda a Igreja o sopro de espírito novo que a fará aparecer como um sinal levantado entre as nações (cf Is 11,12), como 'luz do mundo' e 'sal da Terra'."
(Concílio Vaticano II, Decreto "Ad Gentes")
"Se queremos de verdade santificar o trabalho, é preciso cumprir iniludivelmente a primeira condição: trabalhar, e trabalhar bem!, com seriedade humana e sobrenatural."
(São Josemaría Escrivá)
"A luz dissipa a escuridão e permite ver. Jesus é a luz que dissipou as trevas, mas elas ainda permanecem no mundo e nas pessoas individualmente. É tarefa do cristão dispersá-las, fazendo resplandecer a luz de Cristo e anunciando o seu Evangelho. Trata-se de uma irradiação que pode derivar até das nossas palavras, mas deve brotar principalmente das nossas 'boas obras'."
(Papa Francisco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário