terça-feira, 29 de junho de 2021

Catequese diária - 29/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 8,23-27)

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.

25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

Santo do dia: São Pedro e São Paulo.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Setenta anos atrás, o Papa Bento XVI foi ordenado sacerdote. Ao senhor, Bento, querido pai e irmão, vai o nosso afeto, a nossa gratidão e a nossa proximidade. Obrigado por seu testemunho crível. Obrigado por seu olhar continuamente dirigido ao horizonte de Deus.


By Rvin88 - Own work, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4983219

Pedro e Paulo não acreditavam em palavras, mas nos atos. Pedro não falou de missão, era pescador de homens; Paulo não escreveu livros eruditos, mas cartas vivas, enquanto viajava e testemunhava.

No centro da história de Pedro e Paulo, não está a própria destreza, mas o encontro com Cristo que lhes mudou a vida. Fizeram a experiência de um amor que os curou e libertou e, por isso, se tornaram apóstolos e ministros de libertação para os outros.

Peçamos ao Senhor, por intercessão dos #SantosPedroePaulo, que nos ajude a abrir-nos à sua graça, para poder ver, julgar e agir a partir da verdade e da liberdade que nascem do encontro com Cristo.

"O gesto solene de acalmar o mar tempestuoso é claramente um sinal do senhorio de Cristo sobre os poderes negativos e leva a pensar na sua divindade: 'Quem é Este – interrogaram-se admirados e cheios de terror os discípulos – a Quem até o vento e o mar obedecem?' (Mc 4, 41)."
(Papa Bento XVI)


"Enche-te de fé, de segurança! - Assim o diz o Senhor por boca de Jeremias: 'Orabitis me, et ego exaudiam vos' - sempre que recorrerdes a Mim - sempre que fizerdes oração! -, Eu vos escutarei."
(São Josemaría Escrivá)


"Quanto à maneira de travar, de acordo com as circunstâncias, esta guerra que está em nós, ouve e faz o seguinte: junta a oração à vigilância sóbria, porque a vigilância purifica a oração e a oração purifica a vigilância. A vigilância sóbria, que não cessa de velar, detecta aqueles que entram, e atrasa um momento a sua entrada; depois, pede socorro ao Senhor Jesus Cristo, para que Ele expulse os inimigos. A atenção impede-os de entrar, opondo-se a eles; e Jesus, quando invocado, expulsa os demônios e os seus fantasmas."
(Filoteu do Sinai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário