sexta-feira, 9 de julho de 2021

Catequese diária - 9/07/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 10,16-23)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

Santo do dia: Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Madre Paulina).


Por Llorenzi - Congregazione delle Piccole suore dell'Immacolata Concezione, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47870988

Santa Verônica Giuliani.


120 mártires da China (Santo Agostinho Zhao Rong e companheiros mártires)


Por Fayhoo - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56737946

Beata Joana Scopelli.


"Se perseguiram o nosso Mestre, como podemos esperar ser dispensados da luta? Porém, no meio do turbilhão, o cristão não deve perder a esperança, pensando que foi abandonado. (...) De fato, há no meio de nós Alguém que é mais forte do que o mal, mais forte do que as máfias, do que as tramas obscuras, de quem se beneficia com as desgraças dos desesperados, de quem esmaga os outros com prepotência... Alguém que desde sempre ouve a voz do sangue de Abel que grita da terra.
Portanto, os cristãos devem deixar-se encontrar sempre 'do outro lado' do mundo, o escolhido por Deus: não perseguidores, mas perseguidos; não arrogantes, mas mansos; não vendedores de fumaça, mas submetidos à verdade; não impostores, mas honestos."
(Papa Francisco)


"Para os crentes, o dia da morte, e ainda mais o dia do martírio, não é o fim de tudo, mas a 'passagem' para a vida imortal, o dia do nascimento definitivo, em latim 'dies natalis'."
(Papa Bento XVI)


"Soltaram-se as línguas e sofreste desfeitas que te feriram mais porque não as esperavas.
A tua reação sobrenatural deve ser a de perdoar - e mesmo pedir perdão - e aproveitar a experiência para desapegar-te das criaturas."
(São Josemaría Escrivá)


"Quando me assaltar a grande tribulação, devo recebê-la bem: 'A nossa tribulação momentânea é leve, em relação ao peso extraordinário da glória eterna que nos prepara' (2Cor 4,17). E, se se fizer esperar algum tempo, terei de continuar a saciar-me com o sangue de Jesus, com o cortejo de pequenas e grandes tribulações de que a bondade do Senhor quiser rodear-me. (...) Mas, se vier a perturbar-me no final da vida, Senhor Jesus, Tu me fortificarás na tribulação. O teu sangue, o teu sangue que continuarei a beber do teu cálice, quer dizer, do teu coração, será para mim penhor de salvação e de alegria eterna."
(São João XXIII)


Nenhum comentário:

Postar um comentário