sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Catequese diária - 31/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 1,1-18)

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.

10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.

14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

Santo do dia: São Silvestre I, papa.


By Effems - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66680901

Santa Melânia, a Jovem.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus nasceu menino para nos impelir a cuidar dos outros. O seu amor desarmado e desarmante lembra-nos que o tempo de que dispomos não serve para nos lamentarmos, mas para consolar as lágrimas de quem sofre. #Natal

Como obter indulgência plenária no último e no primeiro dia do ano:


Cinco conselhos de um santo para o seu Ano Novo:


"Quando queremos conhecer a vida divina, é a Deus que devemos escutar, é para Cristo que devemos voltar-nos: para o Filho bem-amado que está 'no seio do Pai' (Jo 1,18), e que nos revelou os segredos divinos. E que nos diz Ele? Que Deus 'amou tanto o mundo que lhe entregou o seu Filho unigênito' (Jo 3,16). E porque o fez? Para ser a nossa justiça, a nossa redenção, a nossa santidade. [...] Porque Deus nos ama, porque deseja unir-Se a nós com um amor sem limites e uma vontade eficaz."
(Beato Columba Marmion)


"O evangelista alude claramente à narração da criação, que se encontra nos primeiros capítulos do Livro do Gênesis, relendo-o à luz de Cristo. Este é um critério fundamental na leitura cristã da Bíblia: o Antigo e o Novo Testamento devem ser lidos sempre juntos, e é a partir do Novo que se revela o sentido mais profundo também do Antigo. Aquele mesmo Verbo que existe desde sempre em Deus, que é Ele mesmo Deus e por meio do qual e em vista do qual tudo foi criado (cf. Cl 1, 16-17), fez-se homem: o Deus eterno e infinito imergiu-se na finitude humana, na sua criatura, para reconduzir a Ele o homem e a criação inteira."
(Papa Bento XVI)


quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Catequese diária - 30/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 2,36-40)

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.

37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

Santo do dia: São Félix I, papa.

By http://www.heiligenlexikon.de/BiographienF/Felix_I.htm, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1895450

São Rogério de Canne.

São Lourenço de Frazzanó.

Beato João Maria Boccardo.

Beata Margarida Colonna.

De Unknow Person - immagine scansionata dal libro "I Colonna Sintesi storico Illustrativa", Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=113201449

Papa Francisco

@Pontifex_pt

No #Natal, Deus revela-se não como quem está no alto para dominar, mas como Aquele que se inclina, pequeno e pobre, companheiro de caminho, para servir: isto significa que, para se assemelhar a Ele, o caminho é o de se humilhar, de servir.

Ana, a fiel profetisa da espera:

https://umajovemcatolica.blogs.sapo.pt/ana-a-fiel-profetisa-da-espera-127443

"Todos os batizados receberam a vocação para anunciar - anunciar algo, anunciar Jesus - a vocação para a missão evangelizadora: proclamar Jesus!"

(Papa Francisco)

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2020/documents/papa-francesco_angelus_20200202.html

"Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”, disse o Senhor. - Pão e palavra! - Hóstia e oração.

Senão, não terás vida sobrenatural."

"A ação nada vale sem a oração; a oração valoriza-se com o sacrifício."

(São Josemaría Escrivá)

"Escutai: a razão pela qual Ele é chamado Salvador é que leva a salvação àqueles a quem Se une; ora, a salvação consiste em ser libertado de todos os males e encontrar todos os bens para sempre: a vida em vez da morte, a luz em vez das trevas, e, em vez da escravatura das paixões e das ações infames, a total liberdade que é concedida a quantos se uniram a Cristo, Salvador de todos os seres: então, eles possuirão, sem poderem voltar a perdê-la, toda a alegria, toda a felicidade e toda a beatitude [...] que só conhecerá, conceberá e verá quem estiver sincera e ardentemente preso a Cristo."

(Simeão o Novo Teólogo, monge)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Catequese diária - 29/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 2,22-35)

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te transpassará a alma”.

Santo do dia: São Davi, rei de Israel.


São Tomás Becket.


Beato Geraldo Cagnoli.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

São José, tu que experimentaste o sofrimento de quem deve fugir para salvar a vida dos seus entes queridos, protege quantos fogem por causa da guerra, do ódio, da fome. Guie seus passos e abra o coração de quem pode ajudá-los. #RezemosJuntos #AudiênciaGeral

"Hoje também nós queremos, como Maria e como Simeão, tomar Jesus nos braços para que Ele Se encontre com o seu povo; mas de certeza só o conseguiremos, se nos deixarmos arrebatar pelo mistério de Cristo. Guiamos o povo para Jesus, se, por nossa vez, nos deixarmos guiar por Ele."
(Papa Francisco)


"Simeão é portador de uma antiga esperança e o Espírito do Senhor fala ao seu coração: por isso pode contemplar aquele que muitos profetas e reis tinham desejado ver, Cristo, luz que ilumina as nações. Reconhece naquele Menino o Salvador, mas intui no espírito que em seu redor se jogará o destino da humanidade, e que deverá sofrer muito por parte de quantos o rejeitarão."
(Papa Bento XVI)


"O abismo de malícia que o pecado encerra foi transposto por uma Caridade infinita. Deus não abandona os homens. Os desígnios divinos previram que, para reparar as nossas faltas, para restabelecer a unidade perdida, não eram suficientes os sacrifícios da Antiga Lei; fazia-se necessária a entrega de um Homem que fosse Deus."
(São Josemaría Escrivá)


"Não te preocupes, aconteça o que acontecer, desde que não consintas. - Porque só a vontade pode abrir a porta do coração e introduzir nele essas coisas execráveis."
(São Josemaría Escrivá)


"Estava a Mãe dolorosa
Junto da Cruz, lacrimosa,
Da qual pendia o seu Filho.
Banhada em pranto amoroso,
Neste transe doloroso,
A dor lhe rasgava o peito."
(Stabat Mater)


terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Catequese diária - 28/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 2,13-18)

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

SANTOS INOCENTES, MÁRTIRES


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Os novos Herodes dos nossos dias destroem a inocência das crianças sob o peso do trabalho escravo, da prostituição e da exploração, das guerras e da emigração forçada. #RezemosJuntos hoje por estas crianças e defendamo-las. #SantosInocentes

"Porque temes, ó Herodes, ao ouvir dizer que nasceu um rei? Ele não vem destronar-te, vem vencer o demónio. Mas tu não compreendes, tens medo, enfureces-te e, tentando matar esta criança, tornas-te cruel assassino de um grande número de infantes. Nada te detém, nem o amor das mães lavadas em lágrimas, nem o luto dos pais que choram os seus filhos, nem os gritos e os gemidos das próprias crianças: massacras o corpo destes pequenos porque o medo te matou o coração; e julgas que, se conseguires realizar os teus objetivos, viverás muito tempo, quando Aquele que queres matar é a própria vida.
(...)
Esses pequenos morrem por Cristo sem o saberem; seus pais choram a morte de mártires. Ainda não sabiam falar, mas Cristo fez deles suas testemunhas."
(São Quodvultdeus)


"Seu poder e sua ciência não o levam a reconhecer Deus. Para o seu coração empedernido, o poder e a ciência são instrumentos da maldade: o desejo inútil de aniquilar Deus, o desprezo pela vida de um punhado de crianças inocentes."
(São Josemaría Escrivá)


"Numa leitura superficial destas narrações, a impressão que se tem é a de que o mundo está à mercê dos fortes e poderosos, mas a 'boa notícia' do Evangelho consiste precisamente em mostrar como, não obstante a arrogância e a violência dos dominadores terrenos, Deus encontra sempre a forma de realizar o seu plano de salvação."
(Papa Francisco)


"Ao ouvir isto, S. José não se escandalizou nem disse: isto parece um enigma. Ainda há pouco Tu me davas a conhecer que Ele salvaria o seu povo e agora não é sequer capaz de salvar-se a si próprio e somos nós que temos necessidade de fugir, de empreender uma viagem e fazer uma grande deslocação; isto é contrário à tua promessa. José não discorre deste modo, porque é um varão fiel. Também não pergunta pela data de regresso, apesar do Anjo a ter deixado indeterminada, posto que lhe tinha dito: fica lá - no Egito - até que eu te avise. Nem por isso levanta dificuldades, mas obedece e crê e suporta todas as provas alegremente."
(São João Crisóstomo)


segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Catequese diária - 27/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 20,2-8)

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

Santo do dia: São João, apóstolo e evangelista.

By François GOGLINS - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=30157682

Santa Fabíola.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Abraçar Jesus nos pequenos de hoje, amá-Lo nos últimos, servi-Lo nos pobres. São eles os mais parecidos com Jesus, nascido pobre. E é nos pobres que Ele quer ser honrado. #TempodeNatal

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O Apóstolo João nos fala do fundamento do amor: nós podemos amar, porque Deus nos amou por primeiro. Que o Espírito Santo nos dê a força e a alegria de amar os irmãos e manifestar, assim, o amor que temos por Ele. #HomiliaSantaMarta

"O Senhor Jesus amou este discípulo mais do que os outros [...] e abriu-lhe os segredos do Céu [...] para fazer dele o escrivão do mistério profundo sobre o qual o homem não é capaz de falar por si mesmo: o mistério do Verbo, da Palavra de Deus, do Verbo que Se fez carne; ele é fruto desse amor."

(Rupert de Deutz, monge)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Às vezes acontece que, à paciência com que Deus trabalha o terreno da história e trabalha também o terreno do nosso coração, opomos a impaciência de quem julga tudo imediatamente: agora ou nunca, agora já. E assim perdemos aquela virtude, 'pequena' mas a mais bela: a esperança."

(Papa Francisco)

"O Senhor deseja fazer de cada um de nós um discípulo que vive uma amizade pessoal com Ele. Para realizar isto não é suficiente segui-lo e ouvi-lo exteriormente; é preciso também viver com e como Ele. Isto é possível apenas no contexto de uma relação de grande familiaridade, repleto do calor de uma total confiança."

(Papa Bento XVI)

https://opusdei.org/pt-br/article/meditacoes-27-de-dezembro-sao-joao-apostolo-e-evangelista/

"Em particular, deve recordar-se o que afirma, juntamente com Pedro, diante do Sinédrio que os está a processar: 'Quanto a nós, não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos' (At 4, 20). Precisamente esta franqueza ao confessar a própria fé permanece um exemplo e uma admoestação para todos nós a estarmos sempre prontos para declarar com determinação a nossa inabalável adesão a Cristo, antepondo a fé a qualquer cálculo ou interesse humano."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060705.html

"Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter envia­do ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros."

(1 Jo 4,7-11)

Lembremo-nos das almas do Purgatório!

By Krzysztof Maria Różański, (Upior polnocy) - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1612411

domingo, 26 de dezembro de 2021

Catequese diária - 26/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 2,41-52)

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 

49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?”50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 

51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. 52E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

Santo do dia: Santo Estêvão.

By Gunnar Bach Pedersen - Self-photographed, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2255878

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Todos os dias, por favor, rezem um pouco juntos, em família, para obter de Deus o dom da paz. E vamos nos comprometer todos - pais, filhos, Igreja, sociedade civil - a amparar, defender e proteger a família! #SantaFamília

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Cristo «habita» no vosso casamento e espera que Lhe abrais os vossos corações, para vos apoiar com a força do seu amor. O nosso amor humano é frágil, precisa da força do amor fiel de Jesus. #CartaAosEsposos

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Queridos maridos e esposas do mundo inteiro! Por ocasião do Ano «Família Amoris lætitia», dirijo-me a vós para vos manifestar a minha estima e proximidade neste tempo tão especial que estamos a viver. #CartaAosEsposos

CARTA DO SANTO PADRE FRANCISCO

AOS ESPOSOS

POR OCASIÃO DO ANO «FAMÍLIA AMORIS LÆTITIA»

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2021/documents/20211226-lettera-sposi-anno-famiglia-amorislaetitia.html

"Jesus, querendo mostrar-lhes que tinha outro Pai para além deles, um Pai que O havia gerado sem mãe, respondeu-lhes: 'Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?'. Mas, para que não se pensasse que, falando assim, estava a renegar seus pais, o evangelista acrescenta: 'Desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso'. [...] Porque Se terá Ele submetido a dois seres tão inferiores à sua natureza divina? Porque, 'aniquilando-Se a Si mesmo, tomou a natureza de servo' (Fil 2,7), segundo a qual eles eram seus pais; mas, se não estivessem unidos por um verdadeiro casamento, não poderiam ser ambos chamados pais dessa natureza de servo."

(Santo Agostinho)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"A Sagrada Família é ícone da Igreja doméstica, chamada a rezar unida. A família é Igreja doméstica e deve ser a primeira escola de oração. Nela as crianças, desde a mais tenra idade, podem aprender a compreender o sentido de Deus, graças ao ensinamento e ao exemplo dos pais: viver numa atmosfera caracterizada pela presença de Deus. Uma educação autenticamente cristã não pode prescindir da experiência da oração. Se não se aprende a rezar em família, depois será difícil conseguir preencher este vazio. Por conseguinte, gostaria de convidar-vos a redescobrir a beleza de rezar juntos como família na escola da Sagrada Família de Nazaré, e assim a tornar-vos um só coração e uma só alma, uma verdadeira família."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20111228.html

"Cada lar cristão deveria ser um remanso de serenidade em que, por cima das pequenas contrariedades diárias, se pudesse notar uma afeição profunda e sincera, uma tranquilidade profunda, fruto de uma fé real e vivida."

(São Josemaría Escrivá)

Leia mais em:

https://opusdei.org/pt-br/article/homilia-sao-josemaria-sagrada-familia-matrimonio/

"Santo Estêvão foi o primeiro que seguiu os passos de Cristo com o martírio; morreu, como o divino Mestre, perdoando e rezando pelos seus algozes (cf. At 7, 60). (...) Compreende-se então o vínculo que existe entre o 'dies natalis' de Cristo e o dies natalis de Santo Estêvão. Se Jesus não tivesse nascido na terra, os homens não teriam podido nascer no Céu. Precisamente porque Cristo nasceu, nós podemos 'renascer'!"
(Papa Bento XVI)


sábado, 25 de dezembro de 2021

Catequese diária - 25/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 1,1-18)

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.

4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.

10A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.

12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.

14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Ao mesmo tempo que ressoa por todo o mundo o anúncio do nascimento do Salvador, fonte da verdadeira paz, vemos ainda tantos conflitos, crises e contradições. Neste dia de festa, imploramos a Deus que suscite, no coração de todos, anseios de reconciliação e fraternidade.

Papa Francisco
@Pontifex_pt
·
14h
Eis o que devemos pedir a Jesus no #Natal: a graça da pequenez. «Senhor, ensinai-nos a amar a pequenez. Ajudai-nos a compreender que é a estrada para a verdadeira grandeza».

MENSAGEM URBI ET ORBI
DO PAPA FRANCISCO

NATAL 2021


"Hoje, o Incriado foi gerado, Aquele que o mundo não pode conter entrou no mundo.
(...)
O Senhor nasceu da Virgem Maria para 'levantar os que tinham caído e erguer os abatidos' (Sl 144,14).
(...)
Na verdade, a alegria acaba de nascer no estábulo. Os coros dos anjos rejubilam, todas as nações celebram a Virgem imaculada; o nosso antepassado Adão dança de alegria, porque hoje nasceu o Salvador. Povos todos, cantemos: 'Bendito sejas, nosso Deus recém-nascido, glória a Ti!'."
(São Romano, o Melodista)



"Ele foi enviado por Deus Pai, para nos salvar sobretudo do mal mais profundo que está radicado no homem e na história: o mal que é a separação de Deus, o orgulho presunçoso do homem fazer como lhe apetece, de fazer concorrência a Deus e substituir-se a Ele, de decidir o que é bem e o que é mal, de ser o senhor da vida e da morte (cf. Gn 3, 1-7). Este é o grande mal, o grande pecado, do qual nós, homens, não nos podemos salvar senão confiando-nos à ajuda de Deus, senão gritando por Ele: 'Veni ad salvadum nos – Vinde salvar-nos!'
(...)
Jesus Cristo é a prova de que Deus escutou o nosso grito. E não só! Deus nutre por nós um amor tão forte que não pôde permanecer em Si mesmo, mas teve de sair de Si mesmo e vir ter conosco, partilhando até ao fundo a nossa condição (cf. Ex 3, 7-12)."
(Papa Bento XVI)


"Jesus nasceu numa gruta de Belém, diz a Escritura, 'porque não havia lugar para eles na estalagem'.
- Não me afasto da verdade teológica, se te digo que Jesus continua ainda procurando pousada em teu coração."
(São Josemaría Escrivá)


"Muitos cristãos, infelizmente, perderam o sentido do Natal. No máximo, experimentam uma vaga aspiração de felicidade entre as pessoas, confundindo não poucas vezes esse desejo de bem — que está presente, de um ou de outro modo, em todo o ser humano — com uma bondosidade inoperante e superficial, que se apaga perante o primeiro contratempo. Não sabem que a alegria do Natal está enraizada na Cruz, porque este Menino que nasce em Belém, e que é anunciado jubilosamente por vozes de anjos, vem à terra para morrer por nós."
(Beato Álvaro del Portillo)


"Cristo foi humilde de coração. Ao longo da sua vida, não quis para si nenhuma coisa especial, nenhum privilégio. Começa por permanecer nove meses no seio de sua Mãe, como qualquer outro homem, com extrema naturalidade. O Senhor sabia de sobra que a humanidade necessitava dEle com urgência. Tinha, portanto, fome de vir à terra para salvar todas as almas. Mas não precipita o tempo; vem na sua hora, como chegam ao mundo os outros homens. Desde a concepção até o nascimento, ninguém - a não ser São José e Santa Isabel - percebe esta maravilha: Deus veio habitar entre os homens!"
(São Josemaría Escrivá)


sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Véspera de Natal

MISSA DA NOITE DE NATAL

Evangelho (Lc 2,1-14)

1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.

2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.

3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal.

4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.

9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo. 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”.

13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.

FELIZ  NATAL A TODOS!


"Um filho nos foi dado. O Pai não nos deu uma coisa qualquer, mas o próprio Filho unigênito, que é toda a sua alegria. Todavia, ao considerarmos a ingratidão do homem para com Deus e a injustiça feita a tantos dos nossos irmãos, surge uma dúvida: o Senhor terá feito bem em dar-nos tanto? E fará bem em confiar ainda em nós? Não estará Ele a sobrestimar-nos? Sim, sobrestima-nos; e fá-lo porque nos ama a preço da sua vida. Não consegue deixar de nos amar. É feito assim, tão diferente de nós. Sempre nos ama, e com uma amizade maior de quanta possamos ter a nós mesmos. É o seu segredo para entrar no nosso coração. Deus sabe que a única maneira de nos salvar, de nos curar por dentro, é amar-nos. Não há outra maneira! Sabe que só melhoramos acolhendo o seu amor incansável, que não muda, mas muda-nos a nós. Só o amor de Jesus transforma a vida, cura as feridas mais profundas, livra do círculo vicioso insatisfação, irritação e lamento."
(Papa Francisco)


"Inevitavelmente se põe a questão de saber como reagiria eu, se Maria e José batessem à minha porta. Haveria lugar para eles? E recordamos então que esta notícia, aparentemente casual, da falta de lugar na hospedaria que obriga a Sagrada Família a ir para o estábulo, foi aprofundada e referida na sua essência pelo evangelista João nestes termos: 'Veio para o que era Seu, e os Seus não O acolheram' (Jo 1, 11). Deste modo, a grande questão moral sobre o modo como nos comportamos com os prófugos, os refugiados, os imigrantes ganha um sentido ainda mais fundamental: Temos verdadeiramente lugar para Deus, quando Ele tenta entrar em nós? Temos tempo e espaço para Ele? Porventura não é ao próprio Deus que rejeitamos? Isto começa pelo fato de não termos tempo para Deus."
(Papa Bento XVI)


"Quando chega o Natal, gosto de contemplar as imagens do Menino Jesus. Essas figuras, que nos mostram o Senhor tão humilhado, recordam-me que Deus nos chama, que o Onipotente quis apresentar-se desvalido, quis necessitar dos homens. Da gruta de Belém, Cristo diz a mim e a ti que precisa de nós; reclama de nós uma vida cristã sem hesitações, uma vida de doação, de trabalho, de alegria."
(São Josemaría Escrivá)


Catequese diária - 24/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 1,67-79)

Naquele tempo, 67Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, 71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

72Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança 73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 74que, sem temor e libertos das mãos dos nossos inimigos, nós o sirvamos, 75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.

76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 77anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. 78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, 79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.

VÉSPERA DE NATAL


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Para que seja verdadeiramente #Natal, não esqueçamos isto: Deus vem para estar conosco e pede-nos para cuidar dos nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais frágeis, que a pandemia corre o risco de marginalizar ainda mais.

"O cântico de alegria, de louvor e de ação de graças que Zacarias eleva ao Senhor e que nós recitamos todas as manhãs nas Laudes, o 'Benedictus', exalta a obra de Deus na história e indica profeticamente a missão do filho João: preceder o Filho de Deus que se fez carne, para lhe preparar as estradas (cf. Lc 1, 67-79)."
(Papa Bento XVI)


"Deus se encarnou: humilde, terno, escondido, se faz próximo de nós habitando a normalidade de nossa vida cotidiana."
(Papa Francisco)


"Hoje o Senhor me visitou? Ouvi algum convite, alguma inspiração para segui-lo mais de perto, para fazer uma obra de caridade, para rezar um pouco mais? Não sei, tantas coisas às quais o Senhor nos convida todos os dias para se encontrar conosco."
(Papa Francisco)


"Temos de repelir o equívoco dos que se conformam com uma triste gritaria: Liberdade! liberdade! Muitas vezes, nesse mesmo clamor se esconde uma trágica servidão, porque a opção que prefere o erro não liberta; só Cristo é que liberta, porque só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida."
(São Josemaría Escrivá)



quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Catequese diária - 23/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 1,57-66)

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.

63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

Santo do dia: São João Câncio.


CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21244

São Sérvulo de Roma.


Ó EMANUEL

“Ó Emanuel: Deus conosco, nosso Rei Legislador, / Esperança das nações e dos povos Salvador; / Vinde, enfim, para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!”


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O mistério do #Natal é o mistério de Deus que vem ao mundo através do caminho da humildade.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Eis a lição do #Natal: a humildade é a grande condição da fé, da vida espiritual, da santidade. Que o Senhor possa nos fazer este dom.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deixemo-nos evangelizar pela humildade do #Natal, do presépio, da pobreza e da essencialidade com a qual o Filho de Deus entrou no mundo. Deixemo-nos evangelizar pela humildade do Menino Jesus.

"Oração não é tempo perdido, não é tirar o tempo das nossas atividades, incluindo as apostólicas, é exatamente o contrário: só se formos capazes de ter uma vida de oração fiel, constante, confiante, será o próprio Deus que nos dará a força e a capacidade para viver de modo feliz e sereno, superar as dificuldades e testemunhá-Lo com coragem."
(Papa Bento XVI)


"Pois as coisas divinas têm começos maravilhosos,
seja a fecundidade numa idade avançada (Lc 1, 7),
ou a concepção operada sem semente.
Glória a Ti, ó Deus, que fazes maravilhas pela nossa salvação. [...]
Ó apóstolo universal,
objeto do anúncio de Gabriel (Lc 1,36),
ramo nascido da estéril e mais bela flor do deserto,
amigo íntimo do Esposo (Jo 3,29),
profeta digno de aclamação,
pede a Cristo que tenha piedade da nossa alma."
(Liturgia bizantina)


quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Catequese diária - 22/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 1,46-56)

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Santo do dia: Santa Francisca Xavier Cabrini.


Ó REI DAS NAÇÕES

“Ó Rei das nações. Desejado dos povos; / ó Pedra angular, que os opostos unis: / Ó, vinde e salvai esse homem tão frágil, / que um dia criastes do barro da terra!”


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A árvore de #Natal evoca o renascimento, o dom de Deus que se une ao homem para sempre, que nos presenteia a sua vida. As luzes do abeto evocam as de Jesus, a luz do amor que continua a resplandecer nas noites do mundo.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Tempo de #Advento serve para parar e perguntar-nos como preparar o #Natal. Estamos ocupados com tantos preparativos, com presentes e coisas que passam, mas perguntemo-nos o que devemos fazer por Jesus e pelos outros!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Assumamos um compromisso concreto, mesmo que pequeno, que se ajuste à nossa situação de vida, e levemo-lo a cabo para nos prepararmos para este #Natal: telefonar àquela pessoa sozinha, visitar aquele idoso ou doente, fazer algo para servir um necessitado... #Advento

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Jesus é o nome e o rosto do amor de Deus que veio habitar entre nós. Faço votos que cada um de vocês tenha o desejo de buscá-lo e a alegria de encontrá-lo neste #Natal.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

São muitas as Igrejas locais, congregações religiosas e organizações católicas que estão prontas para acolher e acompanhar os migrantes para uma fecunda integração. É preciso apenas que os países abram uma porta, a porta do coração! Não deixemos de fazer isso neste Natal!

"Glorifica o Senhor a alma daquele que consagra todos os sentimentos da sua vida interior ao louvor e serviço de Deus e, pela observância dos mandamentos, mostra que está a pensar sempre no poder da majestade divina. Exulta em Deus, seu Salvador, o espírito daquele que se alegra apenas em meditar no seu Criador, de quem espera a salvação eterna. Embora estas palavras se apliquem a todas as almas santas, adquirem contudo a sua ressonância mais perfeita ao serem proferidas pela bem-aventurada Mãe de Deus, que, por singular privilégio, amava com perfeito amor espiritual Aquele cuja concepção corporal no seu seio era a causa da sua alegria. Com razão pôde ela exultar, mais que todos os outros santos, em Jesus, seu Salvador, porque sabia que o eterno Autor da salvação havia de nascer da sua carne com nascimento temporal, e, sendo uma só e mesma pessoa, havia de ser ao mesmo tempo seu Filho e seu Senhor."

(São Beda)


"Nossa Mãe meditara longamente sobre as palavras das mulheres e dos homens santos do Antigo Testamento, que esperavam o Salvador, e sobre os acontecimentos de que tinham sido protagonistas. Admirara aquele cúmulo de prodígios, o esbanjamento da misericórdia de Deus sobre o seu povo, tantas vezes ingrato. Agora, ao considerar essa ternura do Céu, incessantemente renovada, brota o afeto do seu Coração imaculado."
(São Josemaria Escrivá)


Reflexão do Papa Bento XVI:



domingo, 19 de dezembro de 2021

Catequese diária - 19/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 1,39-45)

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Santo do dia: Beato Urbano V.

Por Sailko, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=109792127

Ó RAIZ DE JESSÉ

"Ó Raiz de Jessé, ó estandarte, / levantado em sinal para as nações! / Ante vós se calarão os reis da terra, / e as nações implorarão misericórdia: / Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora!"

https://franciscanos.org.br/vidacrista/especiais/oracao-de-antifonas-do-o/#gsc.tab=0

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O primeiro ato de caridade que podemos fazer ao próximo é oferecer-lhe um rosto sereno e sorridente. É levar-lhe a alegria de Jesus, como fez Maria com Isabel. #EvangelhodeHoje (Lc 1, 39-45)

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Expresso a minha solidariedade às populações das Filipinas atingidas por um forte tufão que provocou muitos mortos e destruiu muitas habitações. Que o Santo Niño leve consolação às famílias mais afetadas. #RezemosJuntos

"A Virgem apressa-se a subir às alturas, pensando apenas em servir e esquecendo as dificuldades: a caridade é a sua força [...]. Vós, que aprendestes a delicadeza de Maria, aprendei também a sua humildade. A mais nova vai ter com a mais velha [...], a superior vai ter com a inferior: Maria vai ter com Isabel, Cristo vai ter com João, assim como, mais adiante, o Senhor será batizado por João, para consagrar o batismo."

(Santo Ambrósio de Milão)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Este episódio não é um simples gesto de gentileza mas representa com grande simplicidade o encontro do Antigo Testamento com o Novo. As duas mulheres, ambas grávidas, encarnam de facto a expectativa e o Esperado. A idosa Isabel simboliza Israel que espera o Messias, enquanto que a jovem Maria traz em si o cumprimento desta expectativa, em benefício de toda a humanidade. Nas duas mulheres encontram-se e reconhecem-se antes de tudo os frutos do seio de ambas, João e Cristo. Comenta o poeta cristão Prudêncio: 'O menino contido no seio senil saúda, pelos lábios de sua mãe, o Senhor filho da Virgem' (Apotheosis, 590: pl 59, 970). A exultação de João no seio de Isabel é o sinal do cumprimento da expectativa: Deus está para visitar o seu povo."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20121223.html