Evangelho (Mt 2,13-18)
13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.
SANTOS INOCENTES, MÁRTIRES
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Os novos Herodes dos nossos dias destroem a inocência das crianças sob o peso do trabalho escravo, da prostituição e da exploração, das guerras e da emigração forçada. #RezemosJuntos hoje por estas crianças e defendamo-las. #SantosInocentes
"Porque temes, ó Herodes, ao ouvir dizer que nasceu um rei? Ele não vem destronar-te, vem vencer o demónio. Mas tu não compreendes, tens medo, enfureces-te e, tentando matar esta criança, tornas-te cruel assassino de um grande número de infantes. Nada te detém, nem o amor das mães lavadas em lágrimas, nem o luto dos pais que choram os seus filhos, nem os gritos e os gemidos das próprias crianças: massacras o corpo destes pequenos porque o medo te matou o coração; e julgas que, se conseguires realizar os teus objetivos, viverás muito tempo, quando Aquele que queres matar é a própria vida.
(...)
Esses pequenos morrem por Cristo sem o saberem; seus pais choram a morte de mártires. Ainda não sabiam falar, mas Cristo fez deles suas testemunhas."
(São Quodvultdeus)
"Seu poder e sua ciência não o levam a reconhecer Deus. Para o seu coração empedernido, o poder e a ciência são instrumentos da maldade: o desejo inútil de aniquilar Deus, o desprezo pela vida de um punhado de crianças inocentes."
(São Josemaría Escrivá)
"Numa leitura superficial destas narrações, a impressão que se tem é a de que o mundo está à mercê dos fortes e poderosos, mas a 'boa notícia' do Evangelho consiste precisamente em mostrar como, não obstante a arrogância e a violência dos dominadores terrenos, Deus encontra sempre a forma de realizar o seu plano de salvação."
(Papa Francisco)
"Ao ouvir isto, S. José não se escandalizou nem disse: isto parece um enigma. Ainda há pouco Tu me davas a conhecer que Ele salvaria o seu povo e agora não é sequer capaz de salvar-se a si próprio e somos nós que temos necessidade de fugir, de empreender uma viagem e fazer uma grande deslocação; isto é contrário à tua promessa. José não discorre deste modo, porque é um varão fiel. Também não pergunta pela data de regresso, apesar do Anjo a ter deixado indeterminada, posto que lhe tinha dito: fica lá - no Egito - até que eu te avise. Nem por isso levanta dificuldades, mas obedece e crê e suporta todas as provas alegremente."
(São João Crisóstomo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário