domingo, 26 de dezembro de 2021

Catequese diária - 26/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 2,41-52)

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 

49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?”50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 

51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. 52E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

Santo do dia: Santo Estêvão.

By Gunnar Bach Pedersen - Self-photographed, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2255878

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Todos os dias, por favor, rezem um pouco juntos, em família, para obter de Deus o dom da paz. E vamos nos comprometer todos - pais, filhos, Igreja, sociedade civil - a amparar, defender e proteger a família! #SantaFamília

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Cristo «habita» no vosso casamento e espera que Lhe abrais os vossos corações, para vos apoiar com a força do seu amor. O nosso amor humano é frágil, precisa da força do amor fiel de Jesus. #CartaAosEsposos

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Queridos maridos e esposas do mundo inteiro! Por ocasião do Ano «Família Amoris lætitia», dirijo-me a vós para vos manifestar a minha estima e proximidade neste tempo tão especial que estamos a viver. #CartaAosEsposos

CARTA DO SANTO PADRE FRANCISCO

AOS ESPOSOS

POR OCASIÃO DO ANO «FAMÍLIA AMORIS LÆTITIA»

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2021/documents/20211226-lettera-sposi-anno-famiglia-amorislaetitia.html

"Jesus, querendo mostrar-lhes que tinha outro Pai para além deles, um Pai que O havia gerado sem mãe, respondeu-lhes: 'Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?'. Mas, para que não se pensasse que, falando assim, estava a renegar seus pais, o evangelista acrescenta: 'Desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso'. [...] Porque Se terá Ele submetido a dois seres tão inferiores à sua natureza divina? Porque, 'aniquilando-Se a Si mesmo, tomou a natureza de servo' (Fil 2,7), segundo a qual eles eram seus pais; mas, se não estivessem unidos por um verdadeiro casamento, não poderiam ser ambos chamados pais dessa natureza de servo."

(Santo Agostinho)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"A Sagrada Família é ícone da Igreja doméstica, chamada a rezar unida. A família é Igreja doméstica e deve ser a primeira escola de oração. Nela as crianças, desde a mais tenra idade, podem aprender a compreender o sentido de Deus, graças ao ensinamento e ao exemplo dos pais: viver numa atmosfera caracterizada pela presença de Deus. Uma educação autenticamente cristã não pode prescindir da experiência da oração. Se não se aprende a rezar em família, depois será difícil conseguir preencher este vazio. Por conseguinte, gostaria de convidar-vos a redescobrir a beleza de rezar juntos como família na escola da Sagrada Família de Nazaré, e assim a tornar-vos um só coração e uma só alma, uma verdadeira família."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20111228.html

"Cada lar cristão deveria ser um remanso de serenidade em que, por cima das pequenas contrariedades diárias, se pudesse notar uma afeição profunda e sincera, uma tranquilidade profunda, fruto de uma fé real e vivida."

(São Josemaría Escrivá)

Leia mais em:

https://opusdei.org/pt-br/article/homilia-sao-josemaria-sagrada-familia-matrimonio/

"Santo Estêvão foi o primeiro que seguiu os passos de Cristo com o martírio; morreu, como o divino Mestre, perdoando e rezando pelos seus algozes (cf. At 7, 60). (...) Compreende-se então o vínculo que existe entre o 'dies natalis' de Cristo e o dies natalis de Santo Estêvão. Se Jesus não tivesse nascido na terra, os homens não teriam podido nascer no Céu. Precisamente porque Cristo nasceu, nós podemos 'renascer'!"
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário