domingo, 3 de abril de 2022

Catequese diária - 3/04/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 8,1-11)

Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando a no meio deles, 4disseram a Jesus: 'Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?' 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: 'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.' 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: 'Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou ?' 11Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.' Então Jesus lhe disse: 'Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais'. 

Santo do dia: São Ricardo de Chichester.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Infunde em nós, Senhor, o teu Santo Espírito e dá-nos um coração novo, capaz de ouvir o grito dos nossos irmãos e irmãs que perderam o calor do lar e da pátria. Fazei que possamos dar-lhes esperança com gestos de humanidade. Amém. #RezemosJuntos

Milhares de pessoas foram obrigadas a fugir da Ucrânia por causa da guerra. Mas também tantos tiveram que deixar a própria casa e nação na Ásia, na África e nas Américas. Penso em todos eles e ofereço a minha oração. #ViagemApostólica #Malta

Ouvimos o apelo sufocado de milhões de migrantes cujos direitos fundamentais são violados, até às vezes, infelizmente, com a cumplicidade das autoridades competentes. Não são números, mas pessoas de carne e osso, rostos, sonhos por vezes destroçados.

Para salvar-nos do naufrágio que ameaça afundar o navio da nossa civilização, devemos comportar-nos com humanidade, olhando as pessoas não como números, mas pelo que são: irmãos e irmãs. #ViagemApostólica #Malta

Quem julga defender a fé apontando o dedo contra os outros, até pode possuir uma visão religiosa, mas não adota o espírito do Evangelho, porque esquece a misericórdia, que é o coração de Deus. #EvangelhodeHoje (Jo 8,1-11)

"A tua vida interior deve ser isso precisamente: começar... e recomeçar."
(São Josemaria Escrivá)


"Enterra com a penitência, no fosso profundo que a tua humildade abrir, as tuas negligências, ofensas e pecados. - Assim enterra o lavrador, ao pé da árvore que os produziu, frutos apodrecidos, ramos secos e folhas caducas.
E o que era estéril, melhor, o que era prejudicial, contribui eficazmente para uma nova fecundidade.
Aprende a tirar das quedas, impulso; da morte, vida."
(São Josemaria Escrivá)


"A página evangélica deste dia ajuda-nos a compreender que somente o amor de Deus pode mudar a partir de dentro a existência do homem e, consequentemente, de toda a sociedade, porque só o seu amor infinito o liberta do pecado, que é a raiz de todo o mal. Se é verdade que Deus é justiça, não podemos esquecer que Ele é sobretudo amor: se odeia o pecado, é porque ama infinitamente cada pessoa humana. Ama cada um de nós, e a sua fidelidade é tão profunda que não se deixa desanimar nem sequer pela nossa rejeição."
(Papa Bento XVI)


"Jesus disse-me: 'Minha filha, não Me ofereceste o que é essencialmente teu'. Aprofundei-me em mim e conheci que amo a Deus com todas as faculdades da minha alma, mas, não podendo saber o que era que não havia entregado ao Senhor, perguntei: 'Jesus, dizei-me o que é, que logo com generosidade Vo-lo hei de confiar'. Jesus, bondosamente, disse-me: 'Filha, dá-Me a tua miséria, já que ela é tua exclusiva propriedade'.
(...)
Ao expirardes, ó Jesus, a fonte da vida brotou para as almas e abriu-se o oceano da misericórdia para todo o mundo. Ó fonte da vida, misericórdia insondável de Deus, abraçai o mundo inteiro e derramai-vos sobre nós!"
(Santa Faustina)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário