segunda-feira, 4 de abril de 2022

Catequese diária - 4/04/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 8, 12-20)

Naquele tempo, 12 disse Jesus: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida." 13 Então os fariseus disseram: "O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo." 14 Jesus respondeu: "Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas  vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. 15 Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, 16 e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai que me enviou.  17 Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18Ora, eu dou testemunho de mim mesmo, e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim."

19 Perguntaram então: "Onde está o teu Pai?" Jesus respondeu: "Vós não conheceis nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai."

20Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.

Santo do dia: Santo Isidoro de Sevilha.


Por Luis García, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1144905

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A lógica da guerra se impôs novamente, porque não estamos mais acostumados a pensar na lógica da paz. Somos teimosos, somos apaixonados pelas guerras, pelo espírito de Caim. #Paz #Ucrânia

Papa Francisco
@Pontifex_pt

É preciso chorar sobre as sepulturas. Não nos importamos com a juventude? Estou triste com o que acontece hoje. Nós não aprendemos. Que o Senhor tenha misericórdia de nós, de todos nós. Todos somos culpados! #Paz #Ucrânia

A luz que nos ilumina, aquece e salva:


"Com que esperança havemos de ir ao encontro de Cristo, nós, que estamos sujeitos aos prazeres da carne? [...]
Cristo é o Salvador da alma e do corpo. Quem segue os seus passos, é libertado do mal. [...]
Quem ouve a Cristo, fica esclarecido. E aquele que O imita, endireita os seus caminhos. [...]
Cristo, nosso senhor e nosso Deus, é Jesus, que nos deu a fé nele que nos conduz à vida."
(Talássio, o Africano)


"Parece-me que quem se dispõe a orar deverá recolher-se e procurar preparar-se, para conseguir estar mais atento e concentrado durante a oração. Deve também afastar do seu pensamento a ansiedade e a perturbação, e esforçar-se por recordar a grandeza de Deus, de quem se aproxima, considerando que será ímpio apresentar-se na sua presença sem a necessária atenção, sem algum esforço, mas com uma espécie de ligeireza; deve, enfim, rejeitar pensamentos excêntricos.
Ao começar a oração, devemos, digamos assim, apresentar a alma antes das mãos, erguer a Deus o espírito antes dos olhos, libertar o espírito da terra antes de o elevarmos para o oferecer ao Senhor do universo,  enfim, depor quaisquer ressentimentos por ofensas que creiamos ter sofrido, se de fato desejamos que Deus esqueça o mal que cometemos contra Ele, contra os nossos semelhantes, ou contra a boa razão."
(Orígenes)



By GFreihalter - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=53450453

Nenhum comentário:

Postar um comentário