sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Catequese diária #983

9 de agosto de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 16,24-28)

Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino”.

Santo do dia: Santa Teresa Benedita da Cruz.


Santa Mariana Cope de Molokai.


Santa Cândida Maria de Jesus (Joana Josefa Cipitria).


Beato José Maria Celaya Badiola.

Beato João de Fermo.

Beato João de Salerno.


By Sailko - Own work, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=71005400

"Quanto mais escuridão se faz ao nosso redor, mais devemos abrir o coração à luz que vem do alto."
(Santa Teresa Benedita da Cruz)

Leia mais em: https://jovensconectados.org.br/23-ensinamentos-de-santa-edith-stein-santa-tereza-benedita-da-cruz.html

"Mas o que significa 'perder a vida por causa de Jesus'? Isso pode acontecer de dois modos: explicitamente confessando a fé ou implicitamente defendendo a verdade. Os mártires são exemplos máximos do perder a vida por Cristo. (...) Mas há também o martírio cotidiano, que não comporta a morte, mas também esse é um 'perder a vida' por Cristo, cumprindo o próprio dever com amor, segundo a lógica de Jesus, a lógica da doação, do sacrifício."
(Papa Francisco)

https://pt.zenit.org/articles/o-que-significa-perder-a-vida-por-causa-de-jesus/

"A 'ágape' tornou-se o termo característico para a concepção bíblica do amor. […] Este vocábulo exprime a experiência do amor que se torna verdadeiramente descoberta do outro. […] Agora, o amor torna-se cuidado do outro e pelo outro. Já não se busca a si próprio, não busca a imersão no inebriamento da felicidade; procura, ao invés, o bem do amado: torna-se renúncia, está disposto ao sacrifício, mais ainda, procura-o."
(Papa Bento XVI)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/quem-quiser-salvar-a-sua-vida-vai-perde-la-mas-quem-perder-a-sua-vida-por-causa-de-mim-e-do-evangelho-vai-salva-la/

"Refiro-me também - porque até aí deve chegar a tua decisão - a esses anseios límpidos com que procuramos exclusivamente dar toda a glória a Deus e louvá-lo, ajustando a nossa vontade a esta norma clara e precisa: 'Senhor, só quero isto ou aquilo se for do teu agrado, porque, senão, para que me interessa?' Assestamos assim um golpe mortal no egoísmo e na vaidade, que serpenteiam por todas as consciências; e ao mesmo tempo alcançamos a verdadeira paz na nossa alma, com um desprendimento que acaba na posse de Deus, cada vez mais íntima e mais intensa."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-ponto-114.htm

"Meu Jesus dulcíssimo, Esposo bem-amado, desperta agora em Ti o meu espírito adormecido; na tua morte, dá-me uma vida que seja vivida só por Ti. Dá-me uma existência que corresponda dignamente ao preço do teu sangue. Dá-me um espírito que Te saboreie, um coração que Te sinta, uma alma que compreenda a tua vontade, uma virtude que realize o que Te agrada, a estabilidade que persevere contigo."
(Santa Gertrudes de Helfta)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário