sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Catequese diária #990

16 de agosto de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 19,3-12)

Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.

7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.

11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.

Santo do dia: São Roque.


Por Palminellafede - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18663157

Santo Estêvão da Hungria.


São Teodoro de Sion.


By Ji-Elle - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21178780

Santa Rosa Fan Hui.

Beata Petra de São José.


Beato Ângelo Agostinho Mazzinghi.


Beato Melchior Kumagai Motonao.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Peçamos a Nossa Senhora que nos guarde e nos sustente; que tenhamos uma fé forte, alegre e misericordiosa; que nos ajude a ser santos, a encontrar-nos com Ela, um dia, no Paraíso.

"É uma consagração: o homem e a mulher são consagrados no seu amor. Com efeito, em virtude do Sacramento, os esposos são revestidos de uma autêntica missão, para que possam tornar visível, a partir das realidades simples e ordinárias, o amor com que Cristo ama a sua Igreja, continuando a dar a vida por ela na fidelidade e no serviço."
(Papa Francisco)

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2014/documents/papa-francesco_20140402_udienza-generale.html

"O matrimônio é este seguir o outro no amor e, desta forma, tornar-se uma única existência, uma só carne, e por isso, inseparáveis; uma nova existência que nasce desta comunhão de amor, que une e cria um futuro."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2006/april/documents/hf_ben-xvi_spe_20060406_xxi-wyd.html

"É importante que os esposos adquiram o sentido claro da dignidade de sua vocação, sabendo que foram chamados por Deus para atingir também o amor divino através do amor humano: que foram escolhidos, desde a eternidade, para cooperar com o poder criador de Deus, pela procriação e depois pela educação dos filhos; que o Senhor lhes pede que façam, do seu lar e da vida familiar inteira, um testemunho de todas as virtudes cristãs."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/o-casamento/

10 grandes citações da Teologia do Corpo, de São João Paulo II

https://pt.aleteia.org/2015/10/22/10-grandes-citacoes-da-teologia-do-corpo-de-sao-joao-paulo-ii/

O que se sabe sobre as hóstias que teriam virado pétalas no Paraguai

https://pt.aleteia.org/2019/08/16/o-que-se-sabe-sobre-as-hostias-que-teriam-virado-petalas-no-paraguai/

Começou ontem a Quaresma de São Miguel! Saiba como vivê-la:

https://pt.aleteia.org/2019/08/14/como-viver-a-quaresma-de-sao-miguel-arcanjo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário