terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Catequese diária - 15/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 21,28-32)

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”

Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

Santo do dia: Santa Cristiana da Geórgia.


São Valeriano de Avensa.

Santa Virgínia Centurione Bracelli.


Santa Maria Crucificada (Paula Francisca Di Rosa).


By © Xavier Caré / Wikimedia Commons, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33352807

Beata Maria Vitória de Fornari.


Beato Carlos Steeb.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Rezar é acender uma luz na noite. A #oração desperta da fraqueza de uma vida horizontal, levanta o olhar para o alto, sintoniza-nos com o Senhor; permite a Deus estar perto de nós, por isso liberta da solidão e dá esperança.

"Com efeito, o caminho sagrado está aberto ao homem impuro; mas, logo que o acolhe, purifica-o, apagando nele todo o mal que tiver cometido. […] Este caminho não o deixará passar com a sua sujidade, pois ele é 'a porta estreita' e, por assim dizer, 'o fundo da agulha' (Mt 7,14; 19,24). […]
Assim pois, se já estás no caminho, não te afastes dele; senão, o Senhor deixar-te-á errar no 'caminho do teu próprio coração' (Is 57,17). […] Se achas a via demasiado estreita, considera o termo para onde te conduz."
(Beato Guerric de Igny)


"Asseguro-vos que, se nos empenharmos diariamente em considerar assim as nossas obrigações pessoais, como uma solicitação divina, aprenderemos a terminar as nossas tarefas com a maior perfeição humana e sobrenatural de que formos capazes. Talvez nos insurjamos uma vez ou outra - como o filho mais velho, que respondeu: Não quero -, mas saberemos reagir, arrependidos, e nos dedicaremos com maior esforço ao cumprimento do dever."
(São Josemaría Escrivá)


"Não são as palavras que contam, mas o agir, os atos de conversão e de fé. Jesus, como ouvimos, dirige esta mensagem aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo de Israel, isto é, aos peritos de religião do seu povo. Estes começam por dizer 'sim' à vontade de Deus; mas a sua religiosidade torna-se rotineira, e Deus já não os inquieta. Por isso sentem a mensagem de João Batista e a de Jesus como um incômodo."
(Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário