sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Catequese diária - 4/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 9,27-31)

Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”

Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

Santo do dia: São João Damasceno.


By attributed to Iconographer Ne'meh Naser Homsi. - http://www.balamand.edu.lb/theology/WritingsSJD.htm, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4828910

Santa Bárbara.


Por © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24680068

São João Calábria.


Intenção do Papa para dezembro:

Rezemos para que nossa relação com Jesus Cristo se alimente da Palavra de Deus e de uma vida de oração.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Vinde, Senhor Jesus! Tornai vigilantes os nossos corações distraídos: fazei-nos sentir o desejo de rezar e a necessidade de amar.

"Mulher imensamente digna de ser amada, três vezes feliz, 'bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre' (Lc 1,42). Filha do rei Davi e Mãe de Deus, Rei do universo, obra-prima com que o Criador Se regozija […], tu serás o apogeu da natureza. Porque a tua vida não será para ti, não foi para ti que nasceste, mas a tua vida será para Deus. Vieste ao mundo para Ele, servirás para a salvação de todos os homens, cumprindo o destino por Deus fixado desde todo o sempre: a encarnação do Verbo, sua Palavra, e a nossa divinização."
(São João Damasceno)


"Se agora eu vos perguntasse: 'Acreditais que Jesus é o Filho de Deus? Que vos pode mudar o coração? Que pode fazer ver a realidade como Ele a vê, não como nós a vemos? Acreditais que Ele é luz, que nos doa a verdadeira luz?'. O que responderíeis? Cada um responda no seu coração."
(Papa Francisco)


"Este é o caminho do cristão. É necessário invocar o Senhor sem descanso, com uma fé enérgica e humilde: Senhor, não te fies de mim! Eu, sim, é que me fio de ti. E ao vislumbrarmos em nossa alma o amor, a compaixão, a ternura com que Cristo Jesus nos olha - porque Ele não nos abandona -, compreenderemos em toda a sua profundidade as palavras do Apóstolo: Virtus in infirmitate perficitur, a virtude fortifica-se na fraqueza; com fé no Senhor, apesar das nossas misérias - ou melhor, com as nossas misérias -, seremos fiéis ao nosso Pai-Deus, e o poder divino brilhará, sustentando-nos no meio da nossa fraqueza."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário