Evangelho (Mt 10,17-22)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
Santo do dia: Santo Estêvão.
São Dionísio, papa.
Santa Vicenta Maria López y Vicuña.
Beato Secondo Pollo.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Santo Estevão é o primeiro mártir, o primeiro de uma fileira de irmãos e irmãs que continuam a levar luz às trevas: enquanto recebia as pedras do ódio, devolvia palavras de perdão. Assim, mudou a história.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Também nós podemos transformar todos os dias o mal em bem. Os gestos de amor mudam a história: mesmo aqueles pequenos, escondidos, cotidianos. Porque Deus guia a história através da coragem humilde de quem reza, ama e perdoa.
"Sem a oração, sem a presença contínua de Deus; sem a expiação, levada às pequenas contradições da vida quotidiana; sem tudo isso, não há, não pode haver ação pessoal de verdadeiro apostolado."
(São Josemaría Escrivá)
"Para os crentes, o dia da morte, e ainda mais o dia do martírio, não é o fim de tudo, mas a 'passagem' para a vida imortal, é o dia do nascimento definitivo, em latim dies natalis. Compreende-se então o vínculo que existe entre o 'dies natalis' de Cristo e o dies natalis de Santo Estêvão. Se Jesus não tivesse nascido na terra, os homens não teriam podido nascer no Céu. Precisamente porque Cristo nasceu, nós podemos 'renascer'!"
(Papa Bento XVI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário