quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Catequese diária - 30/12/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 2,36-40)

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.

37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

Santo do dia: São Félix I, papa.


Por http://www.heiligenlexikon.de/BiographienF/Felix_I.htm, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1895450

São Rogério de Barletta.


De Talgur de Wikipedia en italiano - Transferido desde it.wikipedia a Commons por RR., Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25566218

Beato João Maria Boccardo.

Beata Margarida Colonna.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #oração de ação de graças começa do reconhecer que fomos pensados antes que aprendêssemos a pensar; fomos amados antes que aprendêssemos a amar. Se olharmos para a vida desta forma, então o “agradecimento” torna-se o fio condutor dos nossos dias. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Filho de Deus desce do céu e vem à terra para nos levar todos ao céu! Eis o que devemos meditar, contemplar, o que devemos refletir no #Natal.

"Na narração da Apresentação de Jesus no Templo, a sabedoria é representada por dois anciãos, Simeão e Ana: pessoas dóceis ao Espírito Santo (é aqui nomeado três vezes), conduzidas por Ele, animadas por Ele. O Senhor concedeu-lhes a sabedoria através dum longo caminho pela via da obediência à sua lei; obediência, que, por um lado, humilha e aniquila, mas, por outro, acende e guarda a esperança, fazendo-os criativos, porque estavam cheios de Espírito Santo. Os dois celebram uma espécie de liturgia à volta do Menino que entra no Templo: Simeão louva o Senhor e Ana 'prega' a salvação (cf. Lc 2, 28-32.38)."
(Papa Francisco)


"A 'salvação' que Jesus traz ao seu povo, e que encarna em si mesmo, passa pela Cruz, através da morte violenta que Ele vencerá e transformará com a oblação da vida por amor. (...) Com efeito, o Espírito paira sobre toda a cena da Apresentação de Jesus no Templo, de modo particular sobre a figura de Simeão, mas também de Ana. É o Espírito 'Paráclito', que traz a 'consolação' de Israel e move os passos e o coração daqueles que a esperam. É o Espírito que sugere as palavras proféticas de Simeão e Ana, palavras de bênção, de louvor a Deus, de fé no seu Consagrado e de ação de graças, porque finalmente os nossos olhos podem ver e os nossos braços estreitar 'a sua salvação' (cf. 2, 30)."
(Papa Bento XVI)


"Se, para libertar-te, tivessem posto na cadeia um teu amigo íntimo, não procurarias ir visitá-lo, conversar um pouco com ele, levar-lhe presentes, calor de amizade, consolo?... E, se essa conversa com o encarcerado fosse para salvar-te a ti de um mal e proporcionar-te um bem..., tu a abandonarias? E se, em vez de um amigo, se tratasse do teu próprio pai ou do teu irmão? - Então!"
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário