quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Catequese diária - 10/02/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 7,14-23)

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.

20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

Santo do dia: Santa Escolástica.

Por Andrea Mantegna - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=154492

São José Luís Sánchez del Río.

Beato Aloísio Stepinac.


Beata Eusébia Palomino Yenes.


Papa Francisco

@Pontifex_pt

Quem reza é como alguém enamorado: leva sempre no coração a pessoa amada, onde quer que esteja. Portanto, podemos rezar em qualquer momento, nos acontecimentos de cada dia: na rua, no escritório, no trem; com palavras ou no silêncio de nosso coração. #Oração

"Para além da questão imediata relativo ao alimento, podemos entrever nas reações dos fariseus uma tentação permanente do homem: individuar a origem do mal numa causa exterior. Muitas das ideologias modernas, a bem ver, têm este pressuposto: visto que a injustiça vem 'de fora', para que reine a justiça é suficiente remover as causas externas que impedem a sua atuação: Esta maneira de pensar - admoesta Jesus – é ingênua e míope. A injustiça, fruto do mal , não tem raízes exclusivamente externas; tem origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa conivência com o mal."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/messages/lent/documents/hf_ben-xvi_mes_20091030_lent-2010.html

"Com efeito, agora é o tempo em que os verdadeiros adoradores não adoram o Pai em Jerusalém, nem no monte Garizim, mas em espírito e verdade (cf Jo 4,21-24). Assim, pois, Deus não habita num local específico da Terra, mas no coração do homem. Quereis saber onde está Deus? Está num coração puro; é aí que Ele faz a sua morada, conforme disse por meio do profeta: 'Habitarei e andarei no meio deles, eles serão o meu povo e Eu serei o seu Deus' (Lev 26,12)."

(Orígenes)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel/

"Sendo assim, em que consiste a felicidade que brota dum coração puro? Partindo do elenco dos males enumerados por Jesus, que tornam o homem impuro, vemos que a questão tem a ver sobretudo com o campo das nossas relações. Cada um de nós deve aprender a discernir aquilo que pode 'contaminar' o seu coração, formando em si mesmo uma consciência reta e sensível, capaz de 'discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito' (Rm 12, 2). Se é necessária uma atenção salutar para com a salvaguarda da criação, a pureza do ar, da água e dos alimentos, com maior razão ainda devemos salvaguardar a pureza daquilo que temos de mais precioso: os nossos corações e as nossas relações. Esta 'ecologia humana' ajudar-nos-á a respirar o ar puro que provém das coisas belas, do amor verdadeiro, da santidade."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/youth/documents/papa-francesco_20150131_messaggio-giovani_2015.html

"Os santos não foram seres disformes, casos de estudo para um médico modernista.

Foram e são normais; de carne, como a tua. - E venceram."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-4.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário