sábado, 27 de fevereiro de 2021

Catequese diária - 27/02/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 5,43-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?

47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

Santo do dia: São Gabriel de Nossa Senhora das Dores.

Por photo Philippe Plet - archives des passionistes de France: peinture huile de N. Diotallevi, conservée à la retraite passioniste N-D du Cros, Caunes-Minervois, France., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2172624

São Gregório de Narek.

Por Hovhannes Asatryan SutiComposer - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45645065

Beata Maria da Caridade do Espírito Santo (Maria Josefa Carolina Brader).

By Ulises Hernandez Pino - Own work, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29733342

Beata Francisca Ana de Nossa Senhora das Dores (Francisca Maria Cirer Carbonell).

Beata Maria de Jesus Deluil Martiny.

Por dochters heilig hart - dochters heilig hart, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2964427

Papa Francisco

@Pontifex_pt

No recolhimento e oração silenciosa, a esperança é-nos dada como luz interior, que ilumina desafios e opções da nossa missão; por isso mesmo, é fundamental recolher-se para rezar e encontrar, no segredo, o Pai da ternura (Mt 6, 6). #Quaresma

"Perante Ti sou culpado, liberta-me da inquietação, que é fruto da invenção diabólica, faz desaparecer a escuridão da minha alma angustiada […]. Renova-me na alma a imagem de luz da glória do teu nome, grande e poderoso. Intensifica o brilho da tua graça na beleza do meu rosto e na efígie dos olhos do meu espírito, a mim, que do barro nasci (Gn 2,7).

Corrige em mim, refaz, com maior fidelidade, a imagem que reflete a tua (Gn 1,26). Com a tua pureza luminosa faz desaparecer as minhas trevas, a mim, que sou pecador. Inunda a minha alma com a tua luz divina, viva, eterna, celeste, para que em mim se torne maior a semelhança com o Deus Trinitário."

(São Gregório de Narek)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/ele-foi-lavou-se-e-ficou-a-ver-sao-gregorio-de-narek-c-944-c-1010-monge-poeta-armenio-livro-de-oracoes-n-40/

"Algum de vós poderá dizer: 'Não sou capaz de amar os meus inimigos'. Deus diz-te constantemente, nas Escrituras, que és capaz, e tu respondes-Lhe que não és? Reflete comigo: em quem deves acreditar, em Deus ou em ti?

(...)

Se só tivéssemos de amar os bons, que diríamos do comportamento do nosso Deus, sobre quem está escrito: 'De tal modo amou Deus o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito'? (Jo 3,16) Que bem tinha o mundo feito para que Deus o amasse desta maneira? Cristo nosso Senhor veio encontrar todos os homens, não somente maus, mas mortos pelo pecado original; e contudo, 'amou-nos e entregou-Se a Si mesmo por nós' (Ef 5,2)."

(São Cesário de Arles)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Hoje, nos fará bem repetir para nós mesmos essas palavras e aplicá-las às pessoas que nos tratam mal ou nos aborrecem, que temos dificuldade de acolher e nos roubam a serenidade."

(Papa Francisco)

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/quem-ama-deus-nao-tem-inimigos-no-coracao-destaca-papa/

"De fato, o Senhor diz: 'Sede, pois, perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste' (Mt 5, 48). Mas quem poderia tornar-se perfeito? A nossa perfeição é viver como filhos de Deus, cumprindo concretamente a sua vontade. São Cipriano escrevia que 'à paternidade de Deus deve corresponder um comportamento de filhos de Deus, para que Deus seja glorificado e louvado pela boa conduta do homem' (De zelo et livore, 15: CCL 3a, 83)."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20110220.html

"Não odiar o inimigo, não retribuir o mal com o mal, renunciar à vingança, perdoar sem rancor, eram coisas que então - e ainda hoje, não nos enganemos - se consideravam como uma conduta insólita, demasiado heróica, fora dos padrões normais. Até aqui chega a mesquinhez das criaturas.

Jesus Cristo, que veio salvar todos os homens e deseja associar os cristãos à sua obra redentora, quis ensinar aos seus discípulos - a ti e a mim - uma caridade grande, sincera, mais nobre e valiosa: devemos amar-nos mutuamente como Ele ama a cada um de nós. Só desta maneira, imitando - dentro da nossa rudeza pessoal - os modos divinos, conseguiremos abrir o nosso coração a todos os homens, amar de um modo mais alto, inteiramente novo."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-capitulo-14.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário