quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Catequese diária - 13/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 11,42-46)

Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.

45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insulta-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.

Santo do dia: Santo Eduardo, o Confessor.

São Teófilo de Antioquia.

Beata Alexandrina Maria da Costa.


Por Unknown author - Ancient prayer prayer-card of Blessed Alexandrina placed in the public domain by her Shrine in Balazar., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29527262

13 DE OUTUBRO: ÚLTIMA APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA EM FÁTIMA



Papa João Paulo I, milagre reconhecido: será proclamado beato



Por Fotografia Felici - spiegel.de : Gallery : Pic, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=96981884

Cuidado, você pode estar correndo um grande risco! (padre Leonardo Wagner)


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Senhor libertou-nos da escravidão gratuitamente e pôs-nos na via para caminhar na plena liberdade. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje recordamos a última aparição de #NossaSenhoradeFátima. Confio todos vós à celeste Mãe de Deus, para que os acompanhe com ternura maternal no vosso caminho e vos conforte nas provações da vida.

"Ainda hoje existe o risco de assumir estas atitudes. Por exemplo, quando se separa a oração da justiça, porque não se pode prestar culto a Deus e prejudicar os pobres. Ou então quando dizemos que amamos a Deus mas, ao contrário, antepomos a Ele a nossa vanglória, a nossa vantagem."
(Papa Francisco)


"Cargos... Em cima ou em baixo? - Tanto te faz!... Tu vieste - assim o garantes - para ser útil, para servir, com uma disponibilidade total: então porta-te em consequência."


"Esta atitude é uma má prática da autoridade, que ao contrário deveria haurir a sua primeira força, precisamente do bom exemplo. A autoridade nasce do bom exemplo, para ajudar os outros a praticar o que é justo e necessário, apoiando-os nas provações que se encontram no caminho do bem. A autoridade é uma ajuda, mas se for exercida mal, torna-se opressiva, não deixa crescer as pessoas, causa um clima de desconfiança e de hostilidade e leva também à corrupção."
(Papa Francisco)


"Uma preocupação impaciente e desordenada por subir profissionalmente pode disfarçar o amor próprio sob o pretexto de 'servir as almas'. Com falsidade - não tiro uma letra -, forjamos a justificativa de que não devemos desaproveitar certas conjunturas, certas circunstâncias favoráveis... Volve os teus olhos para Jesus: Ele é 'o Caminho'. Também durante os seus anos escondidos surgiram conjunturas e circunstâncias 'muito favoráveis', para antecipar a sua vida pública. Aos doze anos, por exemplo, quando os doutores da lei se admiraram das suas perguntas e das suas respostas... Mas Jesus Cristo cumpre a Vontade de seu Pai, e espera: obedece! - Sem perderes essa santa ambição de levar o mundo inteiro a Deus, quando se insinuarem essas iniciativas - quem sabe, ânsias de deserção -, lembra-te de que também te toca a ti obedecer e ocupar-te dessa tarefa obscura, pouco brilhante, enquanto o Senhor não te pedir outra coisa: Ele tem os seus tempos e as suas sendas."
(São Josemaría Escrivá)



Nenhum comentário:

Postar um comentário