domingo, 17 de outubro de 2021

Catequese diária - 17/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 10,35-45 – Forma breve Mc 10,42-45)

Naquele tempo, 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?”

37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”

38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.

41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

Santo do dia: Santo Inácio de Antioquia.


By ? (Transferred by terraflorin/Originally uploaded by Carlaude) - http://days.pravoslavie.ru/Images/ii897&3011.htm (Originally uploaded on en.wikipedia), Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17741859

Santo Oseias, profeta.


By 18 century icon painter - Iconostasis of Transfiguration church, Kizhi monastery, Karelia, north Russia, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3235580

Beatificados na Espanha Juan Elias Medina e 127 companheiros mártires

Um período histórico cuja recordação pode se tornar um lugar de evangelização em contextos secularizados. Este é o testemunho dos mártires da Guerra Civil espanhola no início do século XX, nas palavras do cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, que presidiu na manhã deste sábado a Missa de beatificação na Catedral de Córdoba.


Por que tenho que contar os meus pecados a um padre?

Muitas vezes, a recusa em buscar o sacramento da Confissão nasce de um escândalo tipicamente protestante: certas pessoas não se conformam com o fato de que Deus usa instrumentos humanos para redimir a humanidade.


Como controlar meus filhos na igreja? (padre Leonardo Wagner)


Uma oração satânica (padre Paulo Ricardo):

"Deve pois a nossa oração despir-se da lógica demasiado humana de que a glória sem a cruz, o Tabor sem o Gólgota, a vida imortal sem a morte da Páscoa: Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?"


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Jesus nos pede para nos imergir com compaixão na vida de quem encontramos, assim como Ele fez conosco. Deus é amor e o amor é humilde, não se eleva, mas desce como a chuva que cai sobre a terra e traz vida. #EvangelhodeHoje

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A crise ambiental e social são duas faces da mesma moeda. Por isso, as diretrizes para a solução requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, para restituir dignidade aos excluídos e, ao mesmo tempo, cuidar da natureza. #EndPoverty

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Queridos irmãos e irmãs, bom caminho juntos! Estejam abertos às surpresas do Espírito, à graça do encontro, da escuta recíproca, do discernimento. Com a alegria de saber que é o Senhor o primeiro a vir ao nosso encontro com o seu amor. #Synod #IgrejaàEscuta

"Deixai-me ser comida para as feras, pelas quais me é possível encontrar Deus. Sou trigo de Deus e sou moído pelos dentes das feras, para encontrar-me como pão puro de Cristo."
(Santo Inácio de Antioquia)


"'A árvore conhece-se pelos seus frutos'; do mesmo modo, reconhece-se quem professa ser de Cristo pelas suas obras. Porque a obra que nos é pedida hoje não é uma simples profissão de fé, consiste em praticá-la até ao fim.
Vale mais calar e ser, que falar sem ser. É bom ensinar, quando se faz o que se diz. (...) Nada se oculta ao Senhor; até os nossos segredos Lhe são familiares. Por conseguinte façamos tudo pensando que Ele habita em nós; seremos assim templos Seus e Ele será em nós o nosso Deus."
(Santo Inácio de Antioquia)


"Que necessidade tinha o Filho de Deus de sofrer por nós? Uma grande necessidade, que podemos resumir em dois pontos: necessidade de remediar os nossos pecados e necessidade de nos dar um exemplo de conduta. [...] A Paixão de Cristo dá-nos um modelo válido para toda a vida."
(Santo Tomás de Aquino)


"O caminho do serviço é o antídoto mais eficaz contra a doença da busca dos primeiros lugares; é o remédio para os carreiristas, esta busca dos primeiros lugares, que contagia muitos contextos humanos e não poupa os cristãos, o povo de Deus, nem sequer a hierarquia eclesiástica. Portanto, como discípulos de Cristo, acolhemos este Evangelho como apelo à conversão, para testemunhar com coragem e generosidade uma Igreja que se inclina aos pés dos últimos, para os servir com amor e simplicidade. A Virgem Maria, que aderiu plena e humildemente à vontade de Deus, nos ajude a seguir com alegria Jesus no caminho do serviço, a via mestra que leva ao Céu."
(Papa Francisco)


"Então, qual é o caminho que deve percorrer quem deseja ser discípulo? É a senda do Mestre, é a vereda da obediência total a Deus. Por isso, Jesus pergunta a Tiago e a João: estais dispostos a compartilhar a minha escolha, a cumprir até ao fundo a vontade do Pai? Estais dispostos a percorrer este caminho que passa pela humilhação, pelo sofrimento e pela morte por amor? Com a sua resposta decidida, 'estamos', os discípulos demonstram mais uma vez que não entenderam o sentido real daquilo que o Mestre lhes apresenta. E de novo Jesus, com paciência, leva-os a dar mais um passo: nem sequer a experiência do cálice do sofrimento e do batismo da morte dá direito aos primeiros lugares, porque eles estão reservados 'àqueles para os quais foram preparados', estão nas mãos do Pai celeste; o homem não pode calcular, deve simplesmente abandonar-se a Deus, sem pretensões, conformando-se à sua vontade."
(Papa Bento XVI)


"Vós e eu estamos dispostos seriamente a cumprir, em tudo, a vontade do nosso Pai-Deus? Demos ao Senhor nosso coração inteiro, ou continuamos apegados a nós mesmos, aos nossos interesses, à nossa comodidade, ao nosso amor próprio? Há em nós alguma coisa que não corresponda à nossa condição de cristãos e que nos impeça de nos purificarmos?"
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário