sábado, 16 de outubro de 2021

Catequese diária - 16/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 12,8-12)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

Santo do dia: Santa Margarida Maria Alacoque.


Santa Edwiges.


By Matthias Feige - private CD-ROM, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1317818

São Geraldo Majella.


Homilia | Não sejamos indiferentes ao amor de Deus (Memória de Santa Margarida Maria Alacoque)



Papa Francisco
@Pontifex_pt

A todos nós, líderes religiosos, que jamais usemos o nome de Deus para fomentar guerras. Estejamos ao lado dos povos, dos trabalhadores, dos humildes e lutemos juntos para que o desenvolvimento humano integral seja uma realidade. Construamos pontes de amor.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Aos governos e a todos os políticos, que trabalhem pelo bem comum. Não ouçam somente as elites econômicas e estejam a serviço dos povos que pedem terra, casa, trabalho e uma vida digna em harmonia com toda a humanidade e com a criação.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Devemos dar aos nossos modelos socioeconômicos um rosto humano, porque muitos modelos o perderam.

"Assim, ainda a partir dos ensinamentos de Santo Tomás de Aquino, a Igreja enumera tradicionalmente seis espécies de pecados contra o Espírito Santo:

Desesperar da salvação;
Presunção de se salvar sem merecimentos;
Combater a verdade conhecida;
Ter inveja das graças que Deus dá a outrem;
Obstinar-se no pecado;
Morrer na impenitência final."


"Por isso, a tradição cristã resumiu num só conceito a atitude que devemos adotar perante o Espírito Santo: docilidade. Temos que ser sensíveis àquilo que o Espírito divino promove à nossa volta e em nós mesmos: aos carismas que distribui, aos movimentos e instituições que suscita, aos efeitos e decisões que nos faz nascer no coração. O Espírito Santo realiza no mundo as obras de Deus."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário