Evangelho (Lc 10,25-37)
Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”
26Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!”
28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”
30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto.
31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.
33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”.
E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.
Santo do dia: São Francisco de Assis.
By Jusepe de Ribera - Uffizi, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=77991288
São Petrônio de Bolonha.
Por I, Sailko, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4942229
A dor do Papa Francisco pelas mortes na prisão de Guayaquil
Igreja ganha duas novas beatas: Gaetana Tolomeo e Maria Antonia Samà
Cântico das Criaturas (São Francisco de Assis):
Homilia Diária | Muitos amam os pobres. Quantos amam a pobreza? (Memória de São Francisco de Assis)
Distrair-se nas orações é pecado? (padre Leonardo Wagner):
Oração de Santo Afonso para pedir o dom da oração mental:
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Cuidar da nossa casa comum é também uma vocação ao respeito: respeito pela criação, respeito pelos outros, respeito por si mesmo e respeito pelo Criador. #TempodaCriação
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Junto com São #FranciscodeAssis, nós Te louvamos, Pai, com todas as tuas criaturas, que saíram da tua mão poderosa. Elas são tuas, e estão cheias de tua presença e ternura. Laudato si'! #TempodaCriação
"Em suma, a misericórdia de Deus não é uma ideia abstrata mas uma realidade concreta, pela qual Ele revela o seu amor como o de um pai e de uma mãe que se comovem pelo próprio filho até ao mais íntimo das suas vísceras.
(...)
Aliás, o amor nunca poderia ser uma palavra abstrata. Por sua própria natureza, é vida concreta: intenções, atitudes, comportamentos que se verificam na atividade de todos os dias."
(Papa Francisco)
"Desde o início da sua conversão até ao dia da sua morte, o bem-aventurado Francisco sempre foi muito duro com o seu corpo. Mas a sua principal e maior preocupação era possuir e conservar sempre, interior e exteriormente, a alegria espiritual. Afirmava que se o servo de Deus se esforçasse por possuir e conservar a alegria espiritual, interior e exterior, que procede da pureza do coração, os demônios não poderiam fazer-lhe mal algum, pois seriam obrigados a reconhecer: 'Dado que este servo de Deus conserva a sua alegria tanto na tribulação como na prosperidade, não encontramos nenhum meio de lhe prejudicar a alma'."
(Vida de S. Francisco de Assis, chamado 'Anônimo de Perugia' (séc. XIII))
"Sabendo que ele era perito nas Sagradas Escrituras, o Senhor convida aquele homem a dar ele mesmo a resposta, que de fato formula perfeitamente, citando os dois mandamentos principais: amar a Deus com todo o seu coração, mente e forças e amar o próximo como a si mesmo. (...) O programa do cristão, aprendido do ensinamento de Jesus, é 'um coração que vê' onde há necessidade de amor, e age em consequência."
(Papa Bento XVI)
"Portanto, quando nos apercebemos de que na nossa vida ou na dos outros alguma coisa corre mal, alguma coisa precisa do auxílio espiritual e humano, que nós, filhos de Deus, podemos e devemos prestar, uma clara manifestação de prudência consistirá em dar-lhe remédio oportuno, a fundo, com caridade e com fortaleza, com sinceridade."
(São Josemaría Escrivá)
Você se lembra das almas do Purgatório nas orações, especialmente no Terço?
Seja o bom samaritano delas também!
Seja o bom samaritano delas também!
By Rvalette - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28683575
Nenhum comentário:
Postar um comentário