sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Catequese diária - 22/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 12,54-59)

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Santo do dia: São João Paulo II.


By Rob Croes (ANEFO) - This file has been extracted from another file: JohannesPaulusSimonis1985.jpg, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56479547

Santas Nunilo e Alódia.

São Filipe de Heracleia e companheiros mártires.

"Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!"
(São João Paulo II)

Confira esta épica homilia na íntegra!


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Recordem-se sempre do que nos disse São #JoãoPauloII: “Nenhum falso slogan, nenhuma ideologia errada, nenhuma condescendência com a tentação de ceder a compromisso com aquilo que não vem de Deus".

Não se faça de desentendido! (padre Paulo Ricardo):


1) Modo de Fazer Oração Mental, por Santo Afonso:


2) A Preparação para a Oração de Meditação segundo São Francisco de Sales:


A Meditação e a importância das resoluções:


3) Meditação de acordo com o método de Santo Inácio de Loyola:


"Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!"
(2 Cor 5,20)

"O nosso tempo, com uma humanidade em movimento e insatisfeita, exige um renovado impulso na atividade missionária da Igreja. Os horizontes e as possibilidades da missão alargam-se, e é-nos pedida, a nós cristãos, a coragem apostólica, apoiada sobre a confiança no Espírito. Ele é o protagonista da missão! Na história da humanidade, houve numerosas viragens que estimularam o dinamismo missionário, e a Igreja, guiada pelo Espírito, sempre respondeu com generosidade e clarividência.
(...)
A Igreja deve hoje enfrentar outros desafios, lançando-se para novas fronteiras, quer na primeira missão ad gentes, quer na nova evangelização dos povos que já receberam o anúncio de Cristo. A todos os cristãos, às Igrejas particulares e à Igreja universal, pede-se a mesma coragem que moveu os missionários do passado, a mesma disponibilidade para escutar a voz do Espírito."
(São João Paulo II)


"Este é um trabalho que, com frequência, não fazemos: nos conformamos, nos tranquilizamos com ‘me disseram, ouvi, as pessoas dizem, eu li....’ Assim estamos tranquilos... Mas qual é a verdade? Qual é a mensagem que o Senhor quer me passar com este sinal dos tempos?"
"Somos livres. Somos livres pelo dom da liberdade que Jesus Cristo nos deu. Mas o nosso dever é olhar o que acontece dentro de nós, discernir os nossos sentimentos, os nossos pensamentos; e o que acontece fora de nós e discernir os sinais dos tempos. Com o silêncio, com a reflexão e com a oração."
(Papa Francisco)


"O avanço é o progresso na santidade; o retrocesso é negar-se ao desenvolvimento normal da vida cristã. Porque o fogo do amor de Deus precisa de ser alimentado, de aumentar todos os dias arreigando-se na alma; e o fogo mantém-se vivo queimando novas coisas. Por isso, se não aumenta, está a caminho de se extinguir."
"É necessária uma nova transformação para que Cristo viva em nós, para que a sua imagem se reflita limpidamente na nossa conduta."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário