Evangelho (Jo 21,1-14)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! Sl 117(118),24
Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.
Santo do dia: Santa Ludovina (ou Liduína).
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Irmãos e irmãs, repletos da alegria de Cristo Ressuscitado, peçamos a graça de ser Igreja "em saída", a comunidade dos discípulos missionários que tomam a iniciativa e se envolvem para anunciar o Evangelho da paz e da misericórdia. #AudiênciaGeral #Páscoa
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Acolhamos a graça da Ressurreição de Cristo! Deixemo-nos renovar pela misericórdia de Deus, deixemos que a força do seu amor transforme também a nossa vida; e tornemo-nos instrumentos desta misericórdia para fazer florir a justiça e a paz no mundo.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
As nossas feridas podem ser passagem, abertura que, imitando as chagas do Senhor, fazem passar a misericórdia de Deus, a sua graça que muda a vida e nos transforma em agentes de #paz e reconciliação.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
60 anos atrás, São João XXIII ofereceu à Igreja e ao mundo a Encíclica "Pacem in terris". Convido todos a lerem este documento, mais atual do que nunca, e rezo para que os chefes das nações se deixem inspirar em seus projetos e decisões.
"Hoje, a nossa Páscoa é Cristo (cf 1Cor 5,7),
Ele é o Cordeiro imolado pelos nossos pecados,
Ele deu-nos a sua carne como alimento,
o pão puríssimo, o ázimo sincero.
Ele é a vítima verdadeiramente digna
pela qual foi o inferno aniquilado,
Ele liberta a Terra inteira, outrora cativa,
voltando a dar-lhe os bens da vida.
Jesus Cristo ergue-Se do túmulo,
regressa vencedor dos infernos,
acorrenta os tiranos, dissipa as trevas
e abre-nos as portas do Céu."
(Liturgia latina)
"Devo dizer que, para mim, o Sacrário foi sempre Betânia, o lugar tranquilo e aprazível onde está Cristo, onde lhe podemos contar as nossas preocupações, nossos sofrimentos, nossos anseios e nossas alegrias, com a mesma simplicidade e naturalidade com que lhe falavam aqueles seus amigos Marta, Maria e Lázaro."
(São Josemaria Escrivá)
"Nos misteriosos desígnios da sua sabedoria, Deus sabe quando é o tempo de intervir. E então, como a dócil adesão à palavra do Senhor fez com que se enchesse a rede dos discípulos, assim em todos os tempos, também no nosso, o Espírito do Senhor pode tornar eficaz a missão da Igreja no mundo."
(Papa Bento XVI)
By Amuzujoe - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=83422873
Nenhum comentário:
Postar um comentário