domingo, 16 de abril de 2023

Catequese diária - 16/04/2023

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 20,19-31)

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.

20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.

27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA


Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Santo do dia: Santa Bernadete Soubirous.


São Bento José Labre.


Por © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31560129

Papa Francisco
@Pontifex_pt

As chagas de Jesus ressuscitado são os sinais do Amor que vence o ódio, do Perdão que desarma a vingança, da Vida que vence a morte. #EvangelhodeHoje (Jo 20, 19-3) #DivinaMisericórdia

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Neste Domingo da Divina Misericórdia, certo de interpretar os sentimentos dos fiéis de todo o mundo, dirijo um pensamento de gratidão à memória de São João Paulo II, nestes dias, objeto de ilações ofensivas e infundadas.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Expresso minha proximidade a todos irmãos e irmãs que hoje celebram a Páscoa: queridos, que o Senhor Ressuscitado esteja convosco e vos encha do seu Santo Espírito! Feliz Páscoa a todos vocês!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelas vítimas das guerras que continuam a semear morte em formas horríveis, pedindo a Deus que o mundo não tenha mais que viver a consternação da morte violenta pelas mãos do homem, mas a maravilha da vida que Ele dá e renova com sua graça!

"Para nós se abriram as entranhas do amor
pela vida de Jesus pregado na cruz:
nem duvidar, nem desesperar, pecador,
confia na misericórdia, serás santo na Luz.

Como raios, duas fontes jorraram afins
do lado de Jesus, coração do Amor,
e não para anjos, querubins ou serafins,
mas para a salvação do homem pecador."

(Santa Faustina)


"A nossa fé pessoal em Cristo, nascida do diálogo com Ele, está ligada à fé da Igreja: não somos crentes isolados, mas, pelo Batismo, somos membros desta grande família, e é a fé professada pela Igreja que dá segurança à nossa fé pessoal. O credo que proclamamos na Missa dominical protege-nos precisamente do perigo de crer num Deus que não é o que Jesus nos revelou."
(Papa Bento XVI)


"Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.
Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida."
(1 Jo 5,5.11-12)

"Não posso dizer: perdoo os meus pecados. O perdão é pedido a outra pessoa, e na Confissão pedimos o perdão a Jesus. O perdão não é fruto dos nossos esforços, mas uma dádiva, um dom do Espírito Santo, que nos enche do lavacro de misericórdia e de graça que brota incessantemente do Coração aberto de Cristo Crucificado e Ressuscitado."
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário