terça-feira, 4 de abril de 2023

Catequese diária - 4/04/2023

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 13,21-33.36-38)

— Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

— Salve, ó rei, obediente ao Pai, vós fostes levado para ser crucificado, como um manso cordeiro é conduzido à matança.

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.

23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”

26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.

28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.

31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.

36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.

Santo do dia: Santo Isidoro de Sevilha.


By Bartolomé Esteban Murillo - [2], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=131331

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus quis entrar na nossa história pelo caminho mais difícil: a cruz. Para que não houvesse ninguém tão desesperado que não conseguisse encontrá-Lo, até mesmo na angústia, no abandono. Até mesmo onde se pensa que Deus não pode estar, Ele chegou.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Da Cruz, brotou o perdão, renasceu a fraternidade: a Cruz torna-nos irmãos. #SemanaSanta

"Se Judas tivesse vivido, seria salvo. Basta olhar para o exemplo dos carrascos. Com efeito, se Cristo salvou aqueles que O crucificaram, se, mesmo na cruz, rezava e intercedia junto de Deus para que lhes concedesse o perdão daquele pecado (cf Lc 23,34), como não teria acolhido o traidor com total benevolência, desde que ele provasse a sinceridade da sua conversão? [...] Pedro negou-O três vezes após ter participado na comunhão dos santos mistérios; mas as suas lágrimas absolveram-no (cf Mt 26,75; Jn 21,15s). Paulo, o perseguidor, o blasfemo, o presunçoso, Paulo que perseguiu, não apenas o Crucificado, mas todos os seus discípulos, tornou-se apóstolo após ter-se convertido. Deus pede-nos apenas uma penitência ligeira para nos conceder a remissão dos nossos pecados."
(São João Crisóstomo)


"Não nos podemos surpreender. Arrastamos dentro de nós - consequência da natureza decaída - um princípio de oposição, de resistência à graça: são as feridas do pecado de origem, exacerbadas pelos nossos pecados pessoais. Portanto, devemos empreender essas ascensões, essas tarefas divinas e humanas - as de cada dia, que sempre desembocam no Amor de Deus -, com humildade, de coração contrito, fiados na assistência divina e dedicando-lhes os nossos melhores esforços, como se tudo dependesse de nós."
(São Josemaria Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário