terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Quaresma

A Quaresma é um período de 40 dias que antecede a Páscoa do Senhor. É um tempo de arrependimento dos pecados, penitências e conversão. A cor roxa é própria desse tempo litúrgico.
Ela começa na Quarta-feira de Cinzas. Na missa, recebemos as cinzas na cabeça ou na testa, recordando-nos que somos mortais e precisamos mudar de vida, pois enfrentaremos o Juízo de Deus após a morte.




A abstinência de carne e o jejum são obrigatórios:

"Observem-se a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo." (Cân. 1251 do Código de Direito Canônico)

O jejum mais comum é realizar uma refeição completa mais duas menores que não sejam iguais à habitual ou completa. São obrigadas ao jejum as pessoas entre 18 e 60 anos. A partir de 14 anos, são obrigadas à abstinência.




As penitências principais da Quaresma são o jejum, a oração e a esmola. Elas ajudam a combater os pecados, especialmente a gula, a soberba e a avareza.





O Papa Francisco nos alerta para a atitude interior que devemos ter:

https://noticias.cancaonova.com/mundo/o-verdadeiro-jejum-vem-do-coracao-diz-papa-na-quaresma/

Você já escolheu a penitência que fará durante esse período? Abdiquemo-nos de algum alimento e/ou prática, procuremos combater os vícios e alimentar as virtudes, por amor ao Senhor e aos irmãos. A Quaresma é o tempo propício para crescer em santidade. Ela nos conduz à Semana Santa, à Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, que nos garantiu a salvação.

Fontes: 

https://padrepauloricardo.org/episodios/qual-e-o-ensinamento-da-igreja-em-relacao-a-jejuar-e-abster-se-de-carne

https://www.comshalom.org/normas-basicas-para-o-jejum-da-quaresma/

https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/saiba-quais-sao-os-tipos-de-jejum/

Nenhum comentário:

Postar um comentário