quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Catequese diária #1039

10 de outubro de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 11,5-13)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.

11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

Santo do dia: São Daniel Comboni.


Por Desconhecido - www.ordenslexikon.de, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1029622

São Pinito de Creta.

São Paulino de York.


By Polylerus, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1249558

Santa Telquilde.

Beata Ângela Maria (Sofia Camila Truszkowska).


Beata Maria Catarina Irigoyen Echegaray.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Que o Espírito Santo, artífice de fraternidade, nos dê a graça de caminhar juntos, nos torne corajosos no experimentar caminhos de partilha e de missão.

"A oração é, ouso dizê-lo, uma conversa íntima com Deus. Mesmo quando murmuramos suavemente, mesmo quando, sem mexer os lábios, falamos em silêncio, estamos a gritar interiormente. E Deus volta constantemente o seu ouvido para esta voz interior. […] Sim, o homem verdadeiramente espiritual ora durante toda a sua vida, porque orar é para ele um esforço de união com Deus, e rejeita tudo o que é inútil porque atingiu aquele estado em que já recebeu, de certa maneira, a perfeição, que consiste em agir por amor."
(São Clemente de Alexandria)


"Temos de procurar a morada interior de Cristo, dado que somos morada de Deus, e, pela oração, perseverar em bater à sua porta (cf Mt 7,7), a fim de que, agora  ou na hora da nossa morte, o Senhor nos abra e não nos diga como a homens negligentes: 'Não sei de onde sois' (Lc 13,25). E temos, não somente de pedir e receber, mas de guardar aquilo que nos foi dado. Pois há quem perca depois de ter recebido."
(Marcos, o Asceta)

"Escreveste-me: “Orar é falar com Deus. Mas de quê?” - De quê? DEle e de ti: alegrias, tristezas, êxitos e fracassos, ambições nobres, preocupações diárias..., fraquezas!; e ações de graças e pedidos; e Amor e desagravo.
Em duas palavras: conhecê-Lo e conhecer-te - ganhar intimidade!"
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário