segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Catequese diária - 21/10/2019

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 12,13-21)

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.

14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.

16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

Santo do dia: Santa Úrsula e companheiras mártires.


Santo Hilarião de Gaza.


Santa Cilínia.

São Pedro Yu Tae-ch'ol.

São Malco da Síria.

Santa Laura Montoya.


De http://madrelaura.org/site/index.php?/escritora.html, Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26068341

Beato Pedro Capucci.

Beato Carlos I da Áustria.


By Wenzl Weis - Jörg C.Steiner: Der k.u.k. Hofstaat - 1858-1918. ALBUM Verlag für Photografie, Wien 1997, ISBN 3-85164-048-9, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2809769

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Neste mês missionário, o Senhor chama também você: pede que seja dom onde está, assim como é, com quem está próximo. Coragem, o Senhor espera muito de você!

"Tanta afeição às coisas da terra! - Bem cedo te fugirão das mãos, que não descem com o rico ao sepulcro as suas riquezas."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-29.htm

"Que tomada de consciência emocionante e grave é para nós saber que Ele próprio nos chamou a atenção precisamente para esse perigo […], o perigo de deixar que, por qualquer razão, a atenção dos seus discípulos se desviasse dele. Preveniu-os contra a agitação e os atrativos deste mundo, preveniu-os de que o mundo não estaria preparado quando Ele viesse; suplicou-lhes com ternura que não tomassem o partido deste mundo."
(São John Henry Newman)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Esta idolatria mata de fome muitas pessoas. Pensemos somente num caso: em 200 mil crianças rohingya nos campos para refugiados. Ali existem 800 mil pessoas. 200 mil são crianças. Mal têm o suficiente para comer, estão desnutridas, sem medicamentos. Também hoje isso acontece. Não é algo que o Senhor fala daqueles tempos: não. Hoje! E a nossa oração deve ser forte: Senhor, por favor, toca o coração dessas pessoas que adoram o deus, o deus dinheiro. Toca também o meu coração para que eu não caia nisso, que eu saiba ver."
(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa-francisco/missa-santa-marta/2017-10/papa--a-idolatria-do-dinheiro-mata--deus-e-o-fundamento-da-exist.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário