sábado, 13 de fevereiro de 2021

Catequese diária - 13/02/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 8,1-10)

1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.

4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”. 6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.

7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.

Santo do dia: São Martiniano.

São Castor de Aquitânia.


De Lothar Spurzem - Trabajo propio, CC BY-SA 2.0 de, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1064709

São Gosberto de Osnabrück.

Beato Jordão da Saxônia.


Por Desconhecido - http://www.australia.op.org/voc/saintj0i.gif, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2073401

Beata Agostinha Cammozzi.

Beata Eustóquio (Lucrécia Bellini).

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O #rádio tem esta beleza: que leva a palavra para os lugares mais longínquos.

"O episódio deriva de um fato concreto: as pessoas estão com fome e Jesus pede participação dos seus discípulos para que essa fome seja satisfeita. Para as multidões, Jesus não se limitou a dar pão - ele ofereceu também a sua Palavra, a sua consolação, a sua salvação e finalmente a sua vida - mas ele certamente fez isto também: ele cuidou da comida para o corpo.
Nós, seus discípulos, não podemos fingir nada. Somente ouvindo as demandas mais simples das pessoas e permanecendo ao lado delas em suas situações existenciais concretas, podemos ser ouvidos quando falamos de valores mais elevados."
(Papa Francisco)


"Percebemos, com efeito, que o sentimento de piedade que Nosso Senhor experimenta por esta multidão é um sentimento de compaixão próprio da natureza humana; e também que saciar a fome a quatro mil homens com sete pães e uns peixes é obra do poder divino."
(São Beda)


"Pede-lhe sem medo, insiste. Lembra-te da cena que nos relata o Evangelho sobre a multiplicação dos pães. Olha com que magnanimidade corresponde aos Apóstolos: - Quantos pães tendes? Cinco?... Que me pedis?... E Ele dá seis, cem, milhares... Porquê?
- Porque Cristo vê as nossas necessidades com uma sabedoria divina, e com a sua omnipotência pode e chega mais longe que os nossos desejos.
Nosso Senhor vê mais para mais além da nossa pobre lógica e é infinitamente generoso!"
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário