quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Catequese diária - 25/02/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 7,7-12)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.

9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

Santo do dia: Santa Valburga.

By Master of Messkirch - Philadelphia, John G. Johnson Collection, Inv.Nr. 1700 u. 1701, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1696721

Beato Sebastião de Aparício.

By User:Dantadd - Own work, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1916276

Beata Maria Ludovica (Antonina de Angelis).

Beata Maria Adeodata Pisani.


"[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:] Por vezes, para pôr à prova os vossos desejos e a vossa perseverança, finjo não vos ouvir, mas ouço-vos muito bem, e concedo ao vosso espírito aquilo de que tem precisão. Sou Eu quem vos dá a fome e a sede que vos faz clamar por Mim, porque quero pôr à prova a vossa constância, para corresponder aos vossos desejos, quando são ordenados e orientados para Mim."

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Insistência. É assim que o Senhor nos quer ensinar a rezar."

"Devemos rezar com coragem, pois quando oramos precisamos de algo."

"A oração não é como uma varinha mágica: nós recitamos a oração e... pum! E cumpre-se a graça."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2018/documents/papa-francesco-cotidie_20181011_rezar-sempre.html

"Fazei aos outros o que quereis que seja feito a vós, não façais o que não quereis que eles vos façam. Esta 'regra de ouro' encontra-se na Bíblia mas é válida para todos, também para os não crentes. É a lei inscrita na consciência humana, e sobre ela todos podemos estar de acordo, de modo que o encontro das diferenças seja positivo e construtivo para toda a comunidade humana."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/messages/pont-messages/2008/documents/hf_ben-xvi_mes_20080408_people-usa.html

"Mas reparai: Deus não nos declara: em vez do coração, dar-vos-ei uma vontade própria de puro espírito. Não, dá-nos um coração, e um coração de carne, como o de Cristo. Não tenho um coração para amar a Deus e outro para amar as pessoas da Terra. Com o mesmo coração com que amo os meus pais e estimo os meus amigos, com esse mesmo coração amo Cristo, e o Pai, e o Espírito Santo, e Santa Maria. Não me cansarei de vos repetir: temos de ser muito humanos, porque, se não, também não podemos ser divinos.

O amor humano, o amor cá deste mundo, quando é verdadeiro, ajuda-nos a saborear o amor divino. E assim entrevemos o amor com que havemos de gozar de Deus e aquele que lá no Céu nos há-de unir uns aos outros, quando o Senhor for tudo em todas as coisas. E, começando a entender o que é o amor divino, havemos de nos mostrar habitualmente mais compassivos, mais generosos, mais entregados.

Havemos de dar o que recebemos, ensinar o que aprendemos; levar os outros a participar - sem soberba, com simplicidade - desse conhecimento do amor de Cristo."

(São Josemaría Escrivá)

https://pt.escrivaworks.org/book/cristo_que_passa-ponto-166.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário