quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Catequese diária - 17/02/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

QUARTA-FEIRA DE CINZAS


"Porque és pó, e em pó te hás de tornar." (Gn 3,19)

Sabemos que vamos morrer um dia e prestar contas a Deus do que fizemos em vida.

Como está o nosso coração? Nossas atitudes?

Busquemos o sacramento da Confissão e a mudança de vida!

Santo do dia: Sete santos fundadores dos Servitas.

São Mesróbio da Armênia.


Beato Lucas Belludi.


Santo Evermodo.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Voltemos ao Espírito Santo, Dador de vida, ao Fogo que faz ressurgir as nossas #cinzas. Voltemos a rezar ao Espírito, redescubramos o fogo do louvor, que queima as cinzas das lamúrias e da resignação. #Quaresma

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Hoje inclinamos a cabeça para receber as #cinzas. A #Quaresma é uma descida humilde dentro de nós e rumo aos outros. É compreender que a salvação não é uma escalada para a glória, mas um abaixamento por amor. É fazer-nos humildes.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Neste tempo de #conversão, renovamos a nossa fé, obtemos a «água viva» da esperança e recebemos com o coração aberto o amor de Deus que nos transforma em irmãos e irmãs em Cristo. #Quaresma

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Principiamos o caminho da #Quaresma, que se abre com as palavras do profeta Joel indicando-nos a direção a tomar. Trata-se dum convite de Deus: «Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração» (Jl 2, 12). A Quaresma é uma viagem de regresso a Deus.

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO

PARA A QUARESMA DE 2021

«Vamos subir a Jerusalém...» (Mt 20, 18).

Quaresma: tempo para renovar fé, esperança e caridade.

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/lent/documents/papa-francesco_20201111_messaggio-quaresima2021.html

SANTA MISSA, BÊNÇÃO E IMPOSIÇÃO DAS CINZAS

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2021/documents/papa-francesco_20210217_omelia-ceneri.html

"A Quaresma é o tempo privilegiado da peregrinação interior até Àquele que é a fonte da misericórdia. Nesta peregrinação, Ele próprio nos acompanha através do deserto da nossa pobreza, amparando-nos no caminho que leva à alegria intensa da Páscoa. Mesmo naqueles 'vales tenebrosos' de que fala o Salmista (Sl 23, 4), enquanto o tentador sugere que nos abandonemos ao desespero ou deponhamos uma esperança ilusória na obra das nossas mãos, Deus guarda-nos e ampara-nos. Sim, o Senhor ouve ainda hoje o grito das multidões famintas de alegria, de paz, de amor. (...) Também hoje o 'olhar' compassivo de Cristo pousa incessantemente sobre os homens e os povos. Olha-os ciente de que o 'projeto' divino prevê o seu chamamento à salvação. Jesus conhece as insídias que se levantam contra esse projeto, e tem compaixão das multidões: decide defendê-las dos lobos, mesmo à custa da sua própria vida. Com aquele olhar, Jesus abraça os indivíduos e as multidões e entrega-os todos ao Pai, oferecendo-Se a Si mesmo em sacrifício de expiação."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/messages/lent/documents/hf_ben-xvi_mes_20050929_lent-2006.html

"'Este é o dia da salvação!'. É certo que não há período nenhum que não esteja cheio de dons divinos, pois a graça de Deus proporciona-nos, em todo o tempo, o acesso à sua misericórdia. Nesta época, porém, os corações devem ser estimulados ainda com mais ardor ao progresso espiritual, e animados com mais confiança, porque o dia em que fomos resgatados convida-nos a praticar obras espirituais. Deste modo, celebraremos de corpo e alma purificados o mistério que ultrapassa todos os outros: o sacramento da Páscoa do Senhor."

(São Leão Magno)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Entramos no tempo da Quaresma: tempo de penitência, de purificação, de conversão. Não é tarefa fácil. O cristianismo não é um caminho cômodo: não basta estar na Igreja e deixar que os anos passem. Na nossa vida, na vida dos cristãos, a primeira conversão - esse momento único, que cada um de nós recorda, e em que se percebe claramente tudo o que o Senhor nos pede - é importante; mas ainda mais importantes, e mais difíceis, são as sucessivas conversões. E para facilitar o trabalho da graça divina com estas conversões sucessivas, é preciso conservar a alma jovem, invocar o Senhor, saber escutar, descobrir o que vai mal, pedir perdão."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-capitulo-6.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário