sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Catequese diária - 26/02/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 5,20-26)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.

21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.

23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.

25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Santo do dia: Santo Alexandre de Alexandria.

By Dedek Crescens Lajos - Szentek élete, Budapest round 1899, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18397546

São Porfírio de Gaza.

Santa Paula de São José Calasanz (Paula Montal Fornés).

By Anonymous, no author disclosure - http://catholicsaints.info/saint-paula-of-saint-joseph-of-calasanz/, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56631398

Beata Piedade da Cruz (Tomasa Ortiz Real).

"Pode acontecer [...] que uma pessoa 'excomungue' os próprios irmãos. Como? Faltando à caridade; excluindo alguém, senão do coração, pelo menos da irradiação da sua caridade efetiva. Também se pode 'excomungar' alguém do coração dos outros, suscitando a desconfiança entre as pessoas. Trata-se de um pecado tão contrário ao espírito cristão que devemos estar especialmente alerta em relação a ele, agindo nesse particular com a maior delicadeza.

(...)

Com efeito, qual é o sinal distintivo pelo qual reconhecemos de maneira infalível os membros da sociedade cristã, sinal que foi dado pelo próprio Cristo? É o amor mútuo (cf Jo 13,35)."

(Beato Columba Marmion)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

“É o início do assassinato, é desqualificar o outro, tirar o direito a ser respeitado, é colocá-lo de lado, é matá-lo na sociedade."

"E por isso mata: mata o futuro de uma pessoa, mata o percurso de uma pessoa. É a inveja que abre a porta, porque quando uma pessoa tem algo que me ameaça, a inveja me leva a insultá-la. Quase sempre tem inveja ali."

(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-insultar-e-um-costume-que-mata-72467

"A novidade de Jesus consiste, essencialmente, no fato de que Ele mesmo 'completa' os mandamentos com o amor de Deus, com a força do Espírito Santo que habita nele."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20110213.html

"A crítica, quando tiveres que fazê-la, deve ser positiva, com espírito de colaboração, construtiva, e nunca às escondidas do interessado.

- Caso contrário, é uma traição, uma murmuração, uma difamação, talvez uma calúnia... e, sempre, uma falta de hombridade."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/forja-ponto-458.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário