quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Catequese diária - 24/02/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 11,29-32)

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Santo do dia: São Sérgio da Capadócia.

Beata Josefa Naval Girbés.


Beata Ascensão do Coração de Jesus (Florentina Nicol y Goñi).

By Anonymous, no author disclosure - http://www.catholic.org/saints/saint.php?saint_id=6011, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=55868252

Beato Tomás Maria Fusco.

Par Giuseppe Antonio Lomuscio — Travail personnel. Transféré de it.wikipedia à Commons.(Texte original : sono l'autore), FAL, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10553361

"Não é possível ficarmos imóveis. Temos que avançar em direção à meta apontada por São Paulo: Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. A ambição é alta e nobilíssima: a identificação com Cristo, a santidade. Mas não existe outro caminho, se desejamos ser coerentes com a vida divina que Deus fez nascer em nossas almas pelo Batismo. Avançar é progredir na santidade; e negar-se ao desenvolvimento normal da vida cristã é retroceder. Porque o fogo do amor de Deus precisa ser alimentado, crescer cada dia, ganhar raízes na alma: e o fogo mantém-se vivo quando se queimam coisas novas. Por isso, se não aumenta, leva caminho de extinguir-se."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-capitulo-6.htm

"Neste Tempo de Quaresma, (...) renovemos o nosso compromisso no caminho de conversão, para superar a tendência de nos fecharmos em nós mesmos e para reservar, ao contrário, espaço a Deus, contemplando com os seus olhos a realidade quotidiana. A alternativa entre o fechamento do nosso egoísmo e a abertura ao amor a Deus e ao próximo, poderíamos dizer que corresponde à alternativa das tentações de Jesus: ou seja, alternativa entre poder humano e amor pela Cruz."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2013/documents/hf_ben-xvi_aud_20130213.html

"Mudar o modo de pensar, mudar o modo de sentir. O seu coração que era mundano, pagão, agora se torna cristão com a força de Cristo: mudar, esta é a conversão. E mudar no modo de agir: as suas obras devem mudar."

(Papa Francisco)

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/jesus-chama-conversao-recorda-papa-em-homilia/

"Deus quis que o homem, dele recebendo inesperadamente a salvação, ressuscitasse de entre os mortos e glorificasse a Deus, dizendo com Jonas: 'Na minha aflição, invoquei o Senhor e Ele ouviu-me. Clamei a Vós do meio da morada dos mortos e ouvistes a minha voz' (Jon 2, 3). Deus quis que o homem continuasse fielmente a glorificá-lo, e a dar-Lhe graças sem cessar pela salvação que dele recebeu."

(Santo Ireneu de Lyon)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário