domingo, 14 de fevereiro de 2021

Catequese diária - 14/02/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 1,40-45)

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”. 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”

45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

Santo do dia: São Valentim.



By https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/ab/00/cca9c832be83ec0159ca805f5d6d.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0016605.htmlWellcome Collection gallery (2018-04-02): https://wellcomecollection.org/works/awq9j9mh CC-BY-4.0, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36505353

São Cirilo e São Metódio.


São João Batista da Conceição.


Por Claudio.osst - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=27173923

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Fomos criados para amar e na união conjugal o homem e a mulher realizam esta vocação no sinal da reciprocidade e da comunhão de vida plena e definitiva. Na memória de São Valentim, acompanho com a minha oração os namorados e os casados.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Que a intercessão dos Santos Cirilo e Metódio, evangelizadores dos povos eslavos, nos ajude a encontrar novos caminhos para comunicar o Evangelho e aumente nas Igrejas cristãs o desejo de caminhar rumo à plena unidade no respeito das diferenças.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Todos podem experimentar feridas, falências, sofrimentos, egoísmos que nos fecham a Deus e aos outros. Diante de tudo isso, Jesus se aproxima e toca a nossa vida para curá-la. #EvangelhodeHoje

"É um desafio, mas também um ato de fé. Eu sei que Ele pode e, por isso, me entrego a Ele."
"Por que este homem sentiu a necessidade de fazer esta oração? Porque via como Jesus agia. Este homem tinha visto a compaixão de Jesus."
"Compaixão é 'sentir com', tomar o sofrimento do outro sobre si para resolvê-lo, para curá-lo."
(Papa Francisco)


"Os pecados que cometemos afastam-nos de Deus e, se não forem humildemente confessados na misericórdia divina, chegam até a causar a morte da alma. Este milagre assume então um grande valor simbólico. Jesus, como profetizara Isaías, é o Servo do Senhor que 'levava sobre si as nossas enfermidades, carregava as nossas dores' (Is 53, 4). Na sua paixão, será como um leproso, tornado impuro pelos nossos pecados, separado de Deus: fará tudo isto por amor, a fim de nos obter a reconciliação, o perdão e a salvação."
(Papa Bento XVI)


"Que segurança nos deve produzir a comiseração do Senhor! Clamará por mim e eu o ouvirei, porque sou misericordioso. É um convite, uma promessa que não deixará de cumprir. Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançarmos misericórdia e auxílio da graça no tempo oportuno."
(São Josemaría Escrivá)


"Ergui os braços ao céu, para a graça do Senhor. 
Ele me libertou das minhas cadeias,
o meu protetor elevou-me pela sua graça e a sua salvação."
(Odes de Salomão (texto cristão hebraico do início do século II))


Nenhum comentário:

Postar um comentário