sábado, 20 de agosto de 2022

Catequese diária - 20/08/2022

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 23,1-12)

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.

5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.

6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de ser chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.

9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Santo do dia: São Bernardo de Claraval.


Por https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/32/cc/ee5b9c92669f4d65be485a6fac85.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0031715.htmlWellcome Collection gallery (2018-04-02): https://wellcomecollection.org/works/ktff36ac CC-BY-4.0, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36599379

Bendita Leitura: Os graus da humildade e da soberba (de São Bernardo):


Vaticano autoriza abertura do processo de beatificação e Pe. Cícero agora é "Servo de Deus":


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Sem humildade não se pode encontrar Deus, nem é possível fazer experiência de salvação, e não se pode sequer encontrar o próximo, o irmão e a irmã que vivem ao nosso lado.

"Não vos compareis, nem com os que são maiores que vós, nem com os vossos inferiores, nem com quaisquer outros, nem sequer com um só. Que sabeis sobre eles? Imaginemos um homem que parece o mais vil e desprezível de todos, cuja vida infame nos horroriza. Pensais que o podeis desprezar, não só por comparação convosco mesmos, que aparentemente viveis em sobriedade, justiça e piedade, mas até por comparação com outros malfeitores, dizendo que ele é o pior de todos. Mas sabeis se ele não será um dia melhor que vós e se o não é já aos olhos do Senhor?"
(São Bernardo de Claraval)


"'Obras é que são amores, não as boas razões'. Obras, obras! - Propósito: continuarei a dizer-te muitas vezes que te amo - quantas não te terei repetido hoje! -; mas, com a tua graça, será sobretudo a minha conduta, serão as bagatelas de cada dia que - com eloqüência muda - hão de clamar diante de Ti, mostrando-te o meu amor."
(São Josemaria Escrivá)



Foto de UskaleGo: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mae-maria-e-estatueta-de-cristo-em-fundo-preto-51524/

Nenhum comentário:

Postar um comentário