domingo, 21 de agosto de 2022

Catequese diária - 21/08/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 1,39-56)

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.

56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


Santo do dia: São Pio X.


3º domingo: vocação religiosa.


"Ela, pequena e humilde, foi exaltada e – é o que celebramos hoje - levada à glória do Céu, enquanto os poderosos do mundo estão destinados a permanecer de mãos vazias.
(...)
Acredito que amar é reinar, e servir é poder? Acredito que a meta da minha vida é o Céu, o paraíso? Ou só estou preocupado em viver bem aqui na terra, só me preocupo com as coisas terrenas, materiais? Mais ainda, observando as vicissitudes do mundo, deixo-me prender pelo pessimismo ou, como a Virgem, consigo vislumbrar a obra de Deus que, através da mansidão e da pequenez, realiza maravilhas?"
(Papa Francisco)


"Abramo-nos como Maria se abriu, dizendo: 'Que se cumpra em mim a tua vontade, eu sou a serva do Senhor'. Abrindo-nos a Deus, nada perdemos. Pelo contrário: a nossa vida torna-se rica e grande."
(Papa Bento XVI)


"Como nos teríamos comportado se tivéssemos podido escolher a nossa mãe? Penso que teríamos escolhido a que temos, cumulando-a de todas as graças. Foi o que Cristo fez, pois, sendo Onipotente, Sapientíssimo e o próprio Amor , seu poder realizou todo o seu querer.
(...)
Ficou livre do poder de Satanás; é formosa - tota pulchra! -, limpa, pura na alma e no corpo."
(São Josemaria Escrivá)



Foto de Betül Balcı: https://www.pexels.com/pt-br/foto/arcos-arcadas-arches-arquitetura-5867140/

Nenhum comentário:

Postar um comentário