quinta-feira, 29 de maio de 2014

Evangelho 29/05/2014 - Eu vou para junto do Pai

(Jo 16,16-20)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Jesus anuncia Sua morte, ressurreição e ascensão ao Céu, mas os discípulos ainda não compreendiam. Há um contraste entre a reação dos apóstolos e a do mundo quanto à morte do Senhor. O mal parecia ter vencido, mas logo a tristeza deu lugar à alegria para os discípulos, pois Jesus ressurgiu dos mortos e, depois de ter passado um tempo com Seus seguidores, voltou para o Céu e enviou o Defensor como prometido. A partir deste momento, a Igreja vai se formando, reunindo convertidos de diversos povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário