57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.
Celebramos o nascimento de São João Batista e recordamos a missão importante que foi confiada a ele, a de ser precursor de Cristo. João foi santificado no ventre de sua mãe, Isabel, que era estéril, mas para Deus nada é impossível (Lc 1,37). Viveu na penitência e pregação da palavra de Deus, anunciando o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ele pregou o batismo de conversão e soube diminuir-se para que Jesus fosse manifestado ao povo. Que sejamos profetas no nosso meio a exemplo de São João, que preparou os caminhos do Senhor, e por sua boca Deus falava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário