Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
As bem-aventuranças nos modelam de acordo com Jesus. Podemos encontrar essas virtudes no Senhor, e Ele nos dá o exemplo com Sua própria vida. Procuremos ter em mente e praticar esses ensinamentos, que nos levam a fazer a vontade de Deus e a viver em paz entre os irmãos. Encontraremos obstáculos, porque muitos preferem continuar em pecado e buscar os prazeres terrenos, mesmo que prejudiquem o próximo. Jesus alerta que seremos perseguidos, mas não podemos nos desesperar nem desistir, porque teremos uma morada no Céu, e quem perseverar será salvo (Mt 24,13).
Nenhum comentário:
Postar um comentário