Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.
O Senhor adverte os fariseus contra seu estilo de vida baseado na hipocrisia e nas aparências. Praticavam a piedade externa, apenas para serem vistos, e não se preocupavam com os valores mais importantes para Deus. Tinham vida dupla: pregavam, mas não faziam; tratavam os próximos sem misericórdia, principalmente aqueles que mais precisavam. Importavam-se com coisas mínimas, mas eram "cegos" para erros bem maiores, muitas vezes cometidos por eles. Jesus nos convida a abandonar esse modo farisaico de viver, a guardar e praticar os valores do Evangelho, a "limpar" nosso interior com a graça de Deus e a conversão. Lembremo-nos dessas três virtudes: justiça, misericórdia e fidelidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário