Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.
Evangelho (Mt 10,16-23)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.
Santo do dia: São Canuto IV da Dinamarca.
Santa Amalberga.
By Jwh at Wikipedia Luxembourg, CC BY-SA 3.0 lu, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72671908
São Pedro Vincioli.
Di Perugino - Vittoria Garibaldi: Perugino. Silvana, Milano 2004, ISBN 88-8215-813-6, Pubblico dominio, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3828440
"A perseverança é a virtude que coroa todas as outras. [...] O meio que nos é dado para que possamos receber este dom infinitamente precioso, o dom por excelência, é a fidelidade quotidiana: levaremos a bom termo a grande obra de toda a nossa vida se levarmos a bom termo cada uma das obras que empreendemos por Deus; ora, é esse o objeto da virtude da perseverança.
São Tomás inclui esta virtude na virtude da fortaleza, e com toda a razão. Com efeito, o que é a fortaleza? É uma disposição de firmeza que inclina a alma a suportar valorosamente todos os males, incluindo os piores e mais continuados, antes que abandonar o bem; levada ao grau supremo, a fortaleza permite suportar o martírio."
(Beato Columba Marmion)
https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel
"Um grande atleta triunfa a despeito dos golpes. É principalmente por Deus que temos de aceitar todas as provas, a fim de que também Ele nos aceite. Redobra o teu zelo; examina atentamente esta época. Espera Aquele que está para além do tempo, que é eterno e invisível, mas que Se deixou ver por nós, Aquele que, sendo intangível e incapaz de sofrer, conheceu a Paixão e consentiu em todos os sofrimentos."
(Santo Inácio de Antioquia)
https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/como-ovelhas-para-o-meio-dos-lobos-santo-inacio-de-antioquia-c-110-bispo-martir-2/
"Soltaram-se as línguas e sofreste desaires, que te feriram mais porque não os esperavas. A tua reacção sobrenatural deve ser a de perdoar - e mesmo pedir perdão - e aproveitar a experiência para te desapegares das criaturas."
(São Josemaría Escrivá)
http://pt.escrivaworks.org/book/caminho-capitulo-33.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário