Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.
Evangelho (Mt 13,10-17)
Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
Santo do dia: Santa Brígida da Suécia.
By Jerónimo Cosida - [3], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=77311023
Santo Ezequiel, profeta.
São João Cassiano.
Beata Joana de Orvieto.
By Sailko - Own work, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70574303
Beata Margarida Maria López de Maturana.
"No discernimento está a sabedoria, nele a inteligência e o juízo, sem os quais não podemos construir a nossa morada interior nem acumular riquezas espirituais, segundo aquela palavra: «É pela sabedoria que se eleva uma casa e pela inteligência que ela se firma, pelo juízo que os cofres se enchem de riquezas» (Pv 24,3-4, LXX). Ele é o alimento sólido dos homens adultos, cujo senso é exercido pelo hábito de discernir o bem do mal (cf Hb 5,14)."
(São João Cassiano)
https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/o-discernimento-e-a-lampada-da-alma-sao-joao-cassiano-c-360-435-fundador-de-mosteiro-em-marselha-instituicoes-sobre-os-oito-pensamentos-de-malicia-n-o-2-2-3-2-16-17/
São João Cassiano: 1ª Conferência dos Padres do Deserto:
http://www.cristianismo.org.br/m-cass01.htm
"A perfeição consiste em agradar ao nosso Pai dos Céus, para que Ele seja glorificado, para que o seu Reino se estabeleça em nós, para que toda a sua vontade se realize, e fazê-lo de maneira estável e total. [...] O resultado desta atitude é produzirmos sem cessar os frutos de boas obras de que fala São Paulo (Col 4,10). Pois o próprio Cristo declara que tal perfeição é para glória de Deus: 'A glória de meu Pai é que deis muito fruto'.
Mas de onde havemos de retirar a seiva que fecundará todas as nossas ações e nos fará devolver ao Pai esta colheita rica em boas obras pela qual O glorificaremos? Tal seiva fecunda, que é a graça, vem-nos por Jesus. Só permanecendo unidos a Ele poderemos ser divinamente fecundos."
(Beato Columba Marmion)
https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel
"A conversão é coisa de um instante; a santificação é tarefa para toda a vida. A semente divina da caridade, que Deus pôs nas nossas almas, aspira a crescer, a manifestar-se em obras, a dar frutos que correspondam em cada momento ao que é agradável ao Senhor. Por isso, é indispensável estarmos dispostos a recomeçar, a reencontrar - nas novas situações da nossa vida - a luz, o impulso da primeira conversão. E essa é a razão pela qual havemos de nos preparar com um exame profundo, pedindo ajuda ao Senhor para podermos conhecê-Lo melhor e conhecer-nos melhor a nós mesmos. Não há outro caminho para nos convertermos de novo."
(São Josemaría Escrivá)
https://pt.escrivaworks.org/book/cristo_que_passa-capitulo-6.htm
Texto de São Bernardo:
https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/muitos-profetas-e-justos-desejaram-ver-o-que-estais-a-ver-e-nao-viram-sao-bernardo-1091-1153-monge-cisterciense-doutor-da-igreja/
Homilia do padre Paulo Ricardo:
https://www.youtube.com/watch?v=8dl2xOhLrvw&feature=youtu.be
Nenhum comentário:
Postar um comentário