quinta-feira, 16 de julho de 2020

Catequese diária - 16/07/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 12,46-50)

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

NOSSA SENHORA DO CARMO



"Flor do Carmelo
Vinha florida,
esplendor do Céu,
Virgem fecunda,
és singular.
Doce e bendita,
ó Mãe puríssima,
aos carmelitas,
sê tu propícia,
Estrela do Mar."

http://www.sendarium.com/2013/07/oracao-flos-carmeli.html

Santo do dia: Santo Atenógenes.

Santa Maria Madalena Postel.



Papa Francisco
@Pontifex_pt

#NossaSenhoradoCarmo, nossa mãe, ajuda-nos a ter mãos inocentes e um coração puro, a não pronunciar uma mentira e a não falar em detrimento de outras pessoas. Assim poderemos subir o monte do Senhor e obter sua bênção, sua justiça, sua salvação.

"Jesus formou uma nova família, já não baseada nos vínculos de sangue, mas na fé n’Ele, no seu amor que nos acolhe e nos une, no Espírito Santo. Todos aqueles que acolherem a palavra de Jesus são filhos de Deus e irmãos entre si. Acolher a palavra de Jesus torna-nos irmãos entre nós, faz de nós a família de Jesus. Falar mal dos outros, destruir a fama dos outros, torna-nos a família do diabo.
Aquela resposta de Jesus não é uma falta de respeito para com a sua mãe e os seus familiares. Aliás, para Maria é o maior reconhecimento, pois precisamente ela é a discípula perfeita que obedeceu em tudo à vontade de Deus. Que a Virgem Mãe nos ajude a viver sempre em comunhão com Jesus, reconhecendo a obra do Espírito Santo que age n’Ele e na Igreja, regenerando o mundo para a vida nova."
(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2018/documents/papa-francesco_angelus_20180610.html

"A tua própria vontade, a tua própria opinião: é isso o que te inquieta."
(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-36.htm

"As várias gerações do Carmelo, desde as suas origens até aos dias de hoje, no seu itinerário rumo à 'montanha santa, Jesus Cristo nosso Senhor' (Missal Romano, Coleta da Missa em honra da Bem-Aventurada Virgem Maria do Carmelo, 16 de Julho), procuraram plasmar a própria vida segundo os exemplos de Maria.
Por isso no Carmelo, e em qualquer alma movida pelo terno afeto à Virgem e Mãe Santíssima, floresce a sua contemplação, d'Ela que, desde o princípio, soube estar aberta à escuta da Palavra de Deus e ser obediente à sua vontade (cf. Lc 2, 19.51)."
(São João Paulo II)

http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/speeches/2001/march/documents/hf_jp-ii_spe_20010326_ordine-carmelo.html

"Traz sobre o teu peito o santo escapulário do Carmo. - Poucas devoções (há muitas e muito boas devoções marianas) estão tão arraigadas entre os fiéis e têm tantas bênçãos dos Pontífices. Além disso, é tão maternal este privilégio sabatino!"
(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-500.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário