terça-feira, 28 de julho de 2020

Catequese diária - 28/07/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 13,36-43)

Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

Santo do dia: São Vítor I, papa.



Santos Nazário e Celso.



São Pedro Poveda Castroverde.



Santa Afonsa da Imaculada Conceição.



By India Post, Government of India - [1], GODL-India, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=74756810

Beato Mário Félix (Manuel José de Sousa).

"Somos chamados a aprender os tempos de Deus – que não são os nossos tempos – e também o olhar de Deus. Graças ao influxo benéfico de uma trepidante espera, aquilo que era joio ou parecia joio, pode tornar-se um produto bom. É a realidade da conversão. É a perspectiva da esperança!"
(Papa Francisco)

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/separacao-entre-o-bem-e-o-mal-passa-no-coracao-de-cada-pessoa-diz-papa/

"Está tudo bem claro: o campo é fértil e a semente é boa; o Senhor do campo lançou a mãos cheias a semente no momento propício e com arte consumada; além disso, organizou uma vigilância para proteger a semeadura recente. Se depois apareceu o joio, foi porque não houve correspondência, porque os homens - os cristãos especialmente - adormeceram e permitiram que o inimigo se aproximasse."
(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-123.htm

"A habilidade do camponês expulsa diariamente as aves por meio do ruído, assusta-as com espantalhos (...). Mas nem por isso deixam de fazer incursões os velozes cabritos-monteses, os ónagros (animal da família dos cavalos)  atrevidos; por um lado, os produtores guardam o trigo nos seus celeiros subterrâneos, por outro as formigas, em febril colônia, atacam o cereal. É assim mesmo! Quem possui um campo nunca está isento de preocupações.
(...)
Antes do Dia do Juízo, ninguém pode pegar na pá de joeirar de Cristo, a ninguém é permitido julgar seja quem for."
(São Jerônimo)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/o-trigo-e-o-joio-misturados-na-igreja-ate-ao-dia-do-senhor-sao-jeronimo-347-420-presbitero-tradutor-da-biblia-doutor-da-igreja-debate-entre-um-luciferano-e-um-ortodoxo-sc-473-pp-179-180/

"Com este tipo de discursos, o Mestre divino convida a reconhecer antes de tudo a primazia de Deus Pai: onde Ele não está, nada pode ser bom. Trata-se de uma prioridade decisiva para tudo. Reino dos céus significa, precisamente, senhorio de Deus, e isto quer dizer que a sua vontade deve ser assumida como o critério-guia da nossa existência."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20110717.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário